Paulo Gustavo tem reviravolta no estado de saúde; confira atualizações

Ator apresentava melhora, mas sofreu embolia pulmonar, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais; estado de saúde é considerado crítico

Internado desde 13 de março por complicações causadas pela Covid-19, Paulo Gustavo apresentava melhora nos últimos dias, conforme os boletins médicos e informações de familiares e amigos. Nesta segunda-feira (3), no entanto, o humorista teve uma piora significativa.

Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março – Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAMPaulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março – Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A equipe médica detectou uma fístula broncovenosa, que é uma abertura entre os pulmões e as veias. Por causa disso, bolhas de ar entraram na corrente sanguínea, causando uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais.

Conforme os médicos, ainda é avaliada a possibilidade de uma nova cirurgia, de risco altíssimo, para fechar a fistícula. A equipe ainda não sabe a gravidade das lesões.

Paulo Gustavo, de 43 anos, está internado na UTI do hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Ele segue utilizando o equipamento ECMO, que funciona como um pulmão artificial.

Sonhos

Na última semana, amigos de Paulo Gustavo têm relatado sonhos frequentes relacionados à recuperação do humorista.

O caso mais recente foi do empresário Anderson Baumgartner, que relatou ter sonhado com a saída do humorista do hospital e acordou emocionado: “Ele estava saindo do hospital. Todos os médicos, enfermeiros, família, amigos aplaudindo esse guerreiro depois de tudo que ele passou e venceu”.

Carta psicografada

Em abril, familiares de Paulo Gustavo receberam uma carta psicografada que seria de uma ancestral do artista. O documento teria fatos que apenas parentes ou amigos de infância do ator poderiam comprovar, como endereços onde ele morou durante a infância.

Na época, o ND+ conversou sobre a carta com o médium Olenyr Teixeira, assessor da presidência da FEC (Federação Espírita Catarinense). Ele fez algumas observações quanto às informações divulgadas.

Teixeira não teve acesso a todo o conteúdo da carta, apenas às informações divulgadas. A situação impede uma análise aprofundada e não afasta uma possível autenticidade, pontua o vice-presidente. Mas ressalta alguns aspectos a se considerar.

Há mais espíritos mentirosos se manifestando durante a pandemia, que se passam por outros espíritos. Também há casos em que o médium investiga de antemão a vida dos que receberão as cartas, buscando sinais comprovariam a autenticidade da mensagem, pontua o espírita.

“É estranho a carta ser assinada apenas pelo apelido do ancestral. A primeira coisa a se perguntar: existia esse apelido? Por que não usou o nome?” considera Teixeira. Na psicografia, é necessário que a autenticidade seja atestada por quem recebe a mensagem.

Medo da doença

Paulo Gustavo tinha medo de contrair a Covid-19. Há um ano ele já falava sobre o temor da doença. “Eu tenho medo de pegar isso e morrer”, disse em entrevista em maio de 2020. “Tenho problema respiratório. A medicina não sabe ainda como esse vírus reage dentro de cada pessoa”, complementou.

O humorista tem asma e teve uma série de complicações pulmonares.

+

Saúde