Pele na pandemia: você sabe o que é maskne?

Com a necessidade do uso da máscara de proteção facial e a concentração de umidade e calor na região, a acne pode aparecer com mais facilidade; saiba mais sobre o termo maskne

Há mais de um ano, o uso da máscara de proteção facial tem sido acessório imprescindível para o controle de contágio causado pela Covid-19. Mas com todo esse tempo sendo usada, a região coberta pela máscara  sofre com a concentração de umidade e calor e vira território fértil para problemas com a pele que, nem sempre, são agradáveis e bem aceitos, como o aumento da oleosidade no rosto e o surgimento de acnes que, inclusive, tem até um termo próprio chamado de maskne, palavra em inglês que significa máscara + acne. 

Maskne é um termo em inglês que significa máscara + acne – Foto: iStock/DivulgaçãoMaskne é um termo em inglês que significa máscara + acne – Foto: iStock/Divulgação

Apesar de o nome ter ganhado mais espaço desde o ano passado por conta da necessidade de uso de máscaras facial que se expandiu para além dos setores obrigatórios, o maskne é conhecido dos dermatologistas que já são acostumados a atender pacientes, principalmente profissionais da área da saúde, que apresentam alterações na pele por conta da máscara facial na região do nariz, bochecha e queixo. 

Mas isso não é motivo para deixar de usar a máscara de proteção facial, porque ela ainda é uma saída importante de defesa e proteção durante todo esse período de pandemia e o uso salva vidas. E mesmo com os efeitos colaterais visíveis que o uso frequente dela pode trazer para a pele, ainda assim o maskne cabe tratamento e é simples de ser tratado, por isso que uma situação não anula a outra.

Com a região mais abafada e diminuição da circulação do ar, o uso das máscaras podem, sim, contribuir para formação de espinhas no rosto, principalmente em peles que já sofrem com essa alteração. Por isso é importante se atentar aos cuidados necessários e procurar por um atendimento especializado de um dermatologista para passar as orientações necessárias e medicamentos, caso seja necessário. Saiba como prevenir e cuidar melhor da sua pele:

  • Evite, ao máximo, passar muitos produtos na região onde vai ficar coberta pela máscara, principalmente maquiagem. O ideal é usar apenas protetor solar com textura leve e sérum antioleosidade. 
  • Em peles que já apresentam histórico de acne e costumam usar produtos de cuidados especiais, é importante que dê a continuidade adequada com orientação de um dermatologista. 
  • Conforme recomendação, atente-se a umidade na máscara e faça a troca necessária quando o uso for prolongado, independente do material de máscara utilizado. 
  • Em casos em que as alterações começaram a aparecer, especialmente por conta do uso recorrente do acessório facial, é necessário buscar por um atendimento especializado para que o profissional consiga analisar a pele e recomendar produtos adequados.
  • Manter uma rotina de cuidados com o rosto como higienização com sabonete adequado,  hidratação e produtos que ajudam no cuidado com a pele. 

Vale destacar, também, que o uso das máscaras de proteção facial pode ser um dos inúmeros motivos que podem fazer com que as acnes apareçam na pele. Desde a alimentação inadequada, falta de ingestão de água, estresse e outros fatores podem refletir na pele e, por isso, é importante procurar por um dermatologista para que possa investigar o histórico e recomendar o tratamento que melhor se adapta a sua necessidade. 

Clínica Saúde Mais oferece especialidade de dermatologia com até 50% de desconto

A Clínica Saúde Mais, localizada no Centro de Florianópolis, agora também é parceira do Clube NDmais. Além da especialidade em dermatologia, quem é assinante do Clube NDmais tem 50% de desconto nas consultas médicas também em outros serviços como cardiologia, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria e urologia. 

Para ter acesso ao benefício exclusivo para quem assina o Clube NDmais, basta acessar a rede de parceiros com login e senha, salvar o voucher e apresentar no atendimento. Agora, se ficou interessado e quer saber mais informações, basta clicar aqui ou entrar em contato direto pelo telefone fixo (48) 3212-4046 ou WhatsApp (48) 99127-5766.

+

Clube NDmais