Raul Sartori

Notícias de fatos e pessoas, preferencialmente de SC, em primeira mão, sempre que possível.


Pequena ameaça com alto poder destrutivo em fase crítica da pandemia

Focos de mosquito da dengue são motivos de preocupação em momento de escassez de leitos em hospitais de SC

A Vigilância Epidemiológica de Nova Trento alerta a população sobre a prevenção da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Isto porque, conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanderlita Trainotti, o atual número de focos é de 10, em diferentes pontos do município, incidência que preocupa uma vez que em todo ano passado foram 14 e oito em 2019.

Devido a isso a Secretaria da Saúde está redobrando as medidas preventivas e pedindo atenção da população para o combate eficaz.

Os agentes comunitários que atuam no município estão devidamente capacitados para cumprir os protocolos de atendimento caso encontrem larvas do mosquito. Uma vez reconhecidas, são imediatamente coletadas e enviadas à Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em Florianópolis, para análise.

Se o resultado for positivo, é feita a delimitação de foco, que consiste em uma vistoria em todas as propriedades próximas ao local em que estavam as larvas, em um raio de 300 metros.

Os moradores podem ajudar muito na prevenção, realizando ações simples, como não deixar água parada em vasos de plantas, pneus e garrafas; colocar areia nos pratinhos de plantas; manter as lixeiras tampadas; tampar as caixas d’água; manter limpo e tampados piscinas, aquários, calhas e reservatórios de água; lavar a vasilha de água do animal de estimação regularmente e evitar acumular lixo e entulhos.

Os principais sintomas da dengue nas pessoas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. Em alguns casos a pessoa pode sentir dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

Em casos de sintomas ou duvidas, a recomendação é procurar a Vigilância Epidemiológica através do telefone (48) 3267-3267. Devido à pandemia, o atendimento presencial está muito restrito.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.