Pneumologista alerta para a importância das vacinas contra a gripe, Covid-19 e pneumonia

No SC no Ar desta terça-feira (20), o presidente da Associação Catarinense de Pneumologia, Fábio Souza, falou sobre as doenças de inverno e como preveni-las

Durante o inverno, as internações por pneumonia, asma e enfisemas pulmonares aumentam. O SC no Ar desta terça-feira (20) recebeu o pneumologista e presidente da Associação Catarinense de Pneumologia, Fábio Souza, que falou sobre as doenças que são frequentes na estação mais fria do ano e alertou para a importância das vacinas contra a gripe, Covid-19 e pneumonia.

Pneumologista alertou para a importância das vacinas contra a gripe, Covid-19 e pneumonia – Foto: Divulgacão/O Trentino/NDPneumologista alertou para a importância das vacinas contra a gripe, Covid-19 e pneumonia – Foto: Divulgacão/O Trentino/ND

“O inverno é um período em que as doenças respiratórias aumentam. Asma, DPOC, que é um enfisema pulmonar, a rinite, a rinosinusite e pneumonia de uma maneira geral com internações muito mais frequentes. Dados do DATASUS demonstram isso. Historicamente, junho, julho, agosto até setembro, a prevalência acaba sendo maior”, explicou o pneumologista.

Souza também ressaltou a importância da vacinação para prevenir formas graves dessas doenças: “A vacina da gripe previne contra três ou quatro formas principais de influenza, principal causador de infecções virais e predominantemente de via aérea superior e via aérea inferior. Então, pneumonia viral também. É extremamente importante fazer essa prevenção com menor risco até de mortalidade. A vacina previne formas graves de doença e previne também a morte.”

“Dentro desse contexto, é importante ressaltar [a vacina] da Covid. A gente tem várias vacinas: a da Pfizer, Astrazeneca, Coronavac, Johnson. Tem estudos bem determinados, com um benefício muito grande até de redução de mortalidade. A maioria das vacinas com redução até de 85% a 90% de mortalidade”, disse o médico.

Confira mais informações na entrevista completa.

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...