Pode tomar vacina contra Covid-19 gripado ou com antibióticos? Confira orientações

Fragilidade no sistema imunológico e dificuldade em diferenciar sintomas da gripe e reações da vacina justificam cautela na hora da imunização

Na triagem que antecede a vacinação contra a Covid-19 é comum as enfermeiras questionarem se os candidatos para a imunização estão com gripe ou com sintomas da infecção. Mas afinal, pode tomar a vacina estando gripado?

Mulher é vacinada em Florianópolis: vacina contra a Covid-19 não é recomendada em quadros gripaisVacinação ocorre para pessoas com 24 anos ou mais neste sábado (14) no Salão Paroquial da Santa Bárbara em Criciúma – Foto: Divulgação/Decom/ND

O Ministério da Saúde orienta que não. Caso a pessoa apresente os sintomas da gripe, a orientação é que a imunização seja adiada. As vacinas só devem ser tomadas quando os pacientes apresentarem quadro de saúde estável, alerta o órgão.

São dois motivos que justificam a cautela. Um deles se aplica a todas as vacinas: deve-se evitar que os sintomas se confundam. O imunizado pode achar que está sofrendo uma reação do imunizante, mas na verdade está gripado, por exemplo.

Isso dificulta avaliar a evolução do quadro. Assim, o recomendado é esperar o quadro gripal passar para que o paciente tenha o devido monitoramento com a vacinação.

E com antibióticos?

No que toca os remédios, as restrições atingem principalmente corticosteroides e anti-inflamatórios esteroidais, que podem interferir na resposta médica, segundo o Instituto Butantan. Nesses casos, a orientação médica é imprescindível.

Quanto aos antibióticos, não há restrição. Quem está tomando os medicamento deve tomar a vacina. Analgésicos comuns, que são vendidos sem receita médica (dipirona, paracetamol e outros anti-inflamatórios não esteroidais) também podem ser usados.

Quanto tempo esperar para tomar a vacina?

Cabe ressaltar também que o sistema imunológico do paciente fica mais frágil com a gripe. Os sintomas inicias, como coriza e resfriamento, são parecidos com àqueles que se manifestam nas primeiras semanas de infecção da Covid-19.

As pessoas devem aguardar 15 dias para tomar a vacina, caso tenham certeza que estão com gripe. Resfriado ou febre baixa (menor que 37,5º C), no entanto, não são contraindicações para a vacina da gripe.

E a vacina da gripe, pode ser tomada junto ao imunizante contra a Covid-19?

Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, uma vez que não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos, informa a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

“Se a data marcada para sua vacina contra Covid-19 for no mesmo período da gripe, priorize a da Covid-19 e espere um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a da gripe”, alerta a Fundação, em nota publicada no início de junho.

+

Saúde

Loading...