Cirurgias eletivas estão suspensas em SC até dia 15 de abril

Portaria do fim de março já havia suspendido cirurgias eletivas em hospitais privados após ocorrências de desabastecimento em hospitais da capital

Uma portaria publicada nesta quarta-feira (31) prorroga a suspensão das cirurgias eletivas em Santa Catarina até o dia 15 de abril. O objetivo da prorrogação é desafogar o sistema público de saúde, com 280 catarinenses ainda na fila da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Portaria; Suspende; Cirurgias; Eletivas; Santa CatarinaCirurgias estão suspensas até dia 15 de abril – Foto: Maurício Vieira/Secom/Divulgação/ND

A Secretaria de Saúde havia suspendido a execução das cirurgias ainda em fevereiro, quando Santa Catarina enfrentava escalada de casos ativos da Covid-19.

Assim, permanecem suspensos os procedimento cirúrgicos realizados sob anestesia geral ou que precisem de sedativos e anestésicos intravenosos no transoperatório ou que impliquem em reserva de leito de UTI, mas os procedimentos de emergência permanecem autorizadas.

A portaria também visa combater o desabastecimento de medicamentos e do “kit covid”, já ressaltado na medida que foi tomada no fim de março e previa suspensão de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em hospitais privados.

Conforme noticiado pelo ND Notícias, as unidades da Capital, por exemplo, passaram por amplas dificuldades com o abastecimento na última semana.

+

Saúde