Preciso continuar usando máscara depois da vacina contra a Covid-19? Entenda

Conheça os cuidados que precisam continuar mesmo após a imunização

Santa Catarina fechou o mês de abril com mais de 1,6 milhões de doses (considerando a primeira e a segunda) da vacina contra a Covid-19 aplicadas e, com isso, avança a imunização no Estado. Mas, as dúvidas também aumentam e a principal é: estou vacinado, preciso continuar usando máscara? A resposta é sim.

Uso de máscara e distanciamento precisa ser mantido mesmo após a vacinação – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/NDUso de máscara e distanciamento precisa ser mantido mesmo após a vacinação – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

A vacina demora pelo menos 15 dias após a segunda dose para atingir a eficácia esperada e, além disso, para iniciar o retorno à normalidade, tão aguardada, é necessário que a maioria da população esteja imunizada, reproduzindo resposta imunológica no corpo, evitando a proliferação do vírus.

Ou seja, mesmo após a imunização, uma pessoa pode continuar transmitindo o vírus. Por isso, o uso de máscaras precisa ser mantido para evitar a transmissibilidade em uma população que ainda não chegou ao índice ideal de imunização.

Além do uso de máscaras, o distanciamento social e os demais cuidados sanitários precisam ser mantidos até que 70% da população mundial esteja imunizada, a chamada “imunidade de rebanho”.

Até o dia 2 de maio, de acordo com levantamento do Our World in Data, da Universidade de Oxford, o Brasil vacinou apenas 13,84% de sua população.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde