Prefeito Gean Loureiro fala sobre novas medidas de enfrentamento contra Covid-19

Reunião ainda nesta terça (23) deverá definir novas medidas de enfrentamento; prefeito afirma que a transmissão da Covid-19 só é freada com medidas regionais

O Balanço Geral desta terça-feira (23) recebeu o prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), que fala sobre as novas medidas a serem tomadas sobre o enfrentamento contra a Covid-19, após um aumento drástico no número de mortes causadas pelo vírus.

“Tivemos uma reunião com os prefeitos da Grande Florianópolis, com representantes da secretaria de saúde, e nós apresentamos um relato do momento que começa a ficar crítico na nossa região, e há uma necessidade urgente de tomar medidas imediatas”, destacou o mandatário.

Gean (DEM) se reúne ainda nesta terça (23) para discutir as medidas na Grande Florianópolis que, segundo o prefeito, deve se unir no enfrentamento, já que as medidas só fazem efeito quando são adotadas de maneira uniforme na região metropolitana.

“O que temos que trabalhar são os estabelecimentos que estão funcionando e tem protocolo para funcionamento, como distanciamento, higienização. Isso deve ser cumprido, pois com estes protocolos se diminui a capacidade de transmissão, não tem porque os estabelecimentos não estarem abertos”, afirmou o prefeito na entrevista.

Linhas de ônibus devem ser expandidas como medida, diz prefeito

Uma das medidas previstas é a ampliação da rede de transporte público municipal, uma vez que, segundo o prefeito, a redução das linhas acarretaria em maior lotação e capacidade de contaminação nos ônibus.

Atualmente a capital catarinense tem 220 leitos ativos, mas 17 estão indisponíveis e 203 estão ocupados, reduzindo a capacidade de atenção à população.

Somente a Grande Florianópolis soma uma quantia de casos que é equivalente a 20% do total do Estado.

Além disso, o agravamento têm sido notado em outras regiões, como Chapecó e o Oeste, região que beirou o colapso do sistema público de saúde na última semana, e decretou lockdown parcial ainda nesta segunda (22).

+

BG Florianópolis