Prefeitura denuncia cartazes com fake news sobre vacina da Covid-19 em Criciúma

Cartazes foram fixados próximo a postos de vacinação alegando que vacina "modifica o DNA"

Cartazes com informações falsas sobre a vacina contra Covid-19 foram espalhados por Criciúma neste final de semana. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou a denúncia aos órgãos de segurança.

Os cartazes, que alegam que a vacina “modifica o DNA, contém nano chip para nos rastrear, inibe a formação de Vitamina D”, foram fixados próximo de postos de vacinação na cidade, onde idosos estão sendo vacinados neste sábado (20) e domingo (21). 

Cartazes com fake news sobre a vacina contra Covid-19 foram espalhados por Criciúma – Foto: Prefeitura de Criciúma/DivulgaçãoCartazes com fake news sobre a vacina contra Covid-19 foram espalhados por Criciúma – Foto: Prefeitura de Criciúma/Divulgação

Fake news

O ND+ já listou as fake news mais preocupantes sobre a vacina e sobre o novo coronavírus. Um dos boatos mais perigosos aponta o suposto efeito nocivo da tecnologia de RNA mensageiro, utilizada por alguns imunizantes.

A tecnologia utilizada no desenvolvimento das vacinas já foi testada e aprovada e não tem qualquer efeito ou poder de transformação sobre o DNA de uma célula humana.

Além disso, a informação que a vacina contra a Covid-19 poderia colocar um microchip no corpo do vacinado também é falsa. A notícia falsa é frequentemente repassada por WhatsApp e diz que o imunizante teria um chip para colher a “identidade biométrica” da população. Porém, não existe qualquer vacina com microchip em desenvolvimento ou já desenvolvida no mundo.

Vacinação

A secretaria solicitou que os moradores continuem se cadastrando no portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br, para as próximas etapas do Plano Municipal de Vacinação.

Na sexta-feira (19), 1.424 idosos vacinados contra a Covid-19. Já no sábado (20), foram 830 doses aplicadas em idosos, além de 507 em trabalhadores da saúde. Ao todo 2.761 pessoas vacinadas em dois dias.

Na segunda-feira (22) a vacinação continua, com agendamento para idosos nesta segunda-feira (22).

Desde o começo da imunização, em janeiro, até a última sexta-feira (19), Criciúma havia aplicado 12.230 doses da vacina contra a Covid-19. Foram 9.164 primeiras doses e mais 3.066 segundas doses, de acordo com o Mapa da Vacina, com informação da SES (Secretaria de Estado da Saúde).

+

Saúde