Prefeitura de Florianópolis está em sétimo no ranking de transparência internacional

Informações, denúncias e gastos públicos do município para combater a pandemia são atualizados 24 horas e estão disponíveis no portal Covidômetro para a população

Todas as informações sobre a Covid-19, o novo coronavírus, denúncias, licitações e contratos podem ser conferidos por meio do Covidômetro de Florianópolis

Florianópolis registra, até as 13h20 desta quarta-feira (1/7), 1.829 casos confirmados de Covid-19, 9.325 casos suspeitos da doença e 16 óbitos decorrentes da enfermidade. Ainda, dez pacientes, moradores de Florianópolis, estão em leitos de UTI devido ao novo coronavírus. A taxa de ocupação de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) é de 80,77%. Ao todo, são 234 leitos em toda a região, 153 estão ocupados e 36 estão indisponíveis. Os dados são atualizados 24 horas e estão disponíveis para a população por meio do site Covidômetro Floripa.

O portal traz informações sobre a Covid-19, denúncias e os gastos públicos para combater a pandemia. No site da Prefeitura de Florianópolis, o cidadão também pode acompanhar as informações sobre licitações, contratos, convênios, folha de pagamento, gastos com diárias e outros dados pelo Portal da Transparência.

Pelas iniciativas tomadas durante a pandemia e a forma de transmitir as informações para a população, o município de Florianópolis avançou 62 pontos nesta semana e chegou ao sétimo lugar no ranking da transparência internacional quanto aos dados sobre o combate à Covid-19. Um salto e tanto já que, no mês passado, quando foi realizada a  primeira edição do ranking, a cidade figurava em penúltimo lugar.

A capital catarinense somou 83,5 pontos e teve desempenho ótimo de acordo com a análise da Transparência Internacional Brasil. Entre os Estados, no entanto, Santa Catarina ficou com o 15 lugar, bem atrás da Capital.

Classificação por Estados e capitais

A classificação avalia como os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

De acordo com o prefeito de Florianópolis, o site Covidômetro Floripa é um dos mais completos do Brasil em relação às informações sobre à Covid-19. “Quando recebemos a primeira edição do ranking ficamos surpresos com a péssima colocação. Mas ao invés de desculpas, preferimos estudar onde estava nossa falha e melhorar o acesso à informação. Apesar de estarmos em um nível considerado ótimo, ainda podemos melhorar”, afirma.

O secretário de Saúde da Capital acrescenta que a transparência para a população é fundamental, sobretudo em meio a uma pandemia.  “A plataforma Covidômetro dá a população da cidade a possibilidade de acompanhar em tempo real a evolução epidemiológica de Florianópolis em relação ao novo coronavírus. Com os dados, a população pode entender a situação e se cuidar melhor”, analisa.

Mais sobre o Covidômetro

No site www.covidometrofloripa.com.br a população pode acompanhar em tempo real os números de infectados pela Covid-19 em Florianópolis, a taxa de ocupação de UTI, o número de recuperados, de óbitos, além de poder separar por bairros. Também há opção para fazer denúncias para a vigilância sanitária, ler informações sobre prevenção e saber todos os gastos executados pelo município no combate à doença.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

+

Prefeitura de Florianópolis