Prefeitura de Joinville amplia atendimento para testagem de Covid-19

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a testagem em massa de Covid-19, para pessoas assintomáticas que desejam saber se já foram infectadas pelo novo coronavírus.

Teste Rápido de Covid-19 – Foto: Campanha Covid Outubro – PMJTeste Rápido de Covid-19 – Foto: Campanha Covid Outubro – PMJ

Para essa ação, além das 200 vagas disponibilizadas diariamente no Centro de Triagem instalado na Sociedade Atlética Tupy, serão oferecidas outras 450, totalizando 650 testes rápidos por dia nesse local de atendimento.

Outra novidade, é que o Centro de Triagem também passará a atender pacientes sintomáticos, aos sábados.

O horário de atendimento do Centro de Triagem é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os testes rápidos gratuitos também são oferecidos à comunidade no ambulatório da Universidade da Região de Joinville (Univille), que realiza 100 atendimentos diários, sempre no período vespertino, de segunda a sexta-feira. Os agendamentos também são feitos pelo site da Prefeitura.

Como agendar 

As pessoas assintomáticas que desejam realizar o teste rápido gratuito para a Covid-19, devem acessar site da Prefeitura de Joinville e preencher o formulário, informando seus dados pessoais.

Ao final do cadastramento, o cidadão poderá escolher a data, horário e local onde vai realizar o teste, conforme opções que serão apresentadas pelo próprio sistema eletrônico.

Além da ampliação no número de vagas, a partir da semana que vem o sistema vai disponibilizar a agenda para os próximos 30 dias, proporcionando maior comodidade ao usuário.

Já as pessoas com sintomas de quadro gripal, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, devem procurar o Centro de Triagem e o Centro de Tratamento Precoce para Covid-19, instalados na Sociedade Atlética Tupy, no bairro Boa Vista; ou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas como sentinelas; ou, ainda, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os dados obtidos pela testagem em massa são aplicados no inquérito epidemiológico e utilizados para as estratégias de controle da Covid-19, no município.  Com isso, a Secretaria da Saúde consegue acompanhar, de maneira mais detalhada, a propagação da doença e tomar decisões como a liberação das atividades econômicas, para que não sejam paralisadas além do necessário.

+

Saúde