“Dia histórico!”, diz secretário de Saúde sobre início da vacinação em Blumenau

Imunização contra o coronavírus começou nesta terça-feira (19) na maior cidade do Vale do Itajaí; dez profissionais da saúde foram vacinados de forma simbólica

“Um dia histórico para Blumenau”. Foi assim que o secretário Municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, definiu o início da vacinação contra o coronavírus na cidade. Durante solenidade realizada na tarde desta terça-feira (19), dez profissionais da saúde que atuam no município foram imunizados.

Dez profissionais da saúde foram os primeiros vacinados em Blumenau – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV BlumenauDez profissionais da saúde foram os primeiros vacinados em Blumenau – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV Blumenau

Ao todo, Blumenau recebeu 3.441 doses da vacina contra o coronavírus. O material foi entregue durante a manhã desta terça-feira (19), na Gerência Regional de Saúde.

O início da imunização pelos profissionais da saúde tem um significado a mais em Blumenau. A primeira vítima fatal da doença na cidade foi uma enfermeira, há oito meses. Vanessa Neuber Salm, de 34 anos, morreu no dia 5 de abril de 2020.

A primeira pessoa a receber a vacina contra o coronavírus foi Fauzer Della Rosa Mendez, de 39 anos. Ele atua na Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus.

“Estou muito contente em ser o primeiro morador de Blumenau a receber a vacina. Ainda mais sabendo que é uma esperança. Depois de um período preso e com medo. A partir de hoje terei segurança”, disse Mendez.

Fauzer Della Rosa Mendez o primeiro vacinado de Blumenau – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV BlumenauFauzer Della Rosa Mendez o primeiro vacinado de Blumenau – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV Blumenau

Mesmo de licença, se recuperando de um procedimento cirúrgico, o prefeito Mário Hildebrandt participou da cerimônia. Ele fez questão de agradecer aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate a doença.

“Nós hoje estamos vacinando dez profissionais da saúde, que sá pudéssemos estar vacinando todos. Porque vocês são os nossos verdadeiros heróis nessa caminhada. Vocês nos ajudaram, vocês de dedicaram, vocês se envolveram, vocês deram a vida de vocês em troca da vida dos outros”, disse Hildebrandt.

Mário Hildebrandt durante cerimônia que marca o início da vacinação contra o coronavírus em Blumenau – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV BlumenauMário Hildebrandt durante cerimônia que marca o início da vacinação contra o coronavírus em Blumenau – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV Blumenau

Vacinação em Blumenau

Segundo a prefeita em exercício e coordenadora do Plano Municipal de Imunização, Maria Regina Soar, a vacinação em Blumenau será dividida em quatro fases, conforme prevê o Ministério da Saúde.

  • Primeira fase: Trabalhadores da saúde, pessoas com acima de 60 anos ou deficientes institucionalizados e indígenas a partir de 18 anos.
  • Segunda fase: Idosos acima de 60 anos.
  • Terceira fase: Pessoas com comorbidades.
  • Quarta fase: Funcionários do sistema prisional, privados de liberdade, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência grave e forças armadas.

Neste primeiro momento as vacinas serão aplicadas por equipes da prefeitura nos locais de trabalhos dos profissionais, nas casas de longa premência de idosos e nas residências inclusivas de pessoas com deficiências.

A Central de Vacinação da Vila Germânica entrará em funcionamento quando o município abrir o agendamento para a vacinação. Isso deve ocorrer a partir da chegada da segunda remessa de vacinas. O envio é de responsabilidade do governo do Estado. Ainda não há previsão para chegada de novas vacinas.

A previsão de término de cada etapa depende da quantidade de vacinas destinadas para Blumenau pela Secretaria de Estado da Saúde.

Profissionais do Samu também foram vacinados – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV BlumenauProfissionais do Samu também foram vacinados – Foto: Gabriela Milanezi / NDTV Blumenau

Quando liberados, os agendamentos poderão ser feitos através do site da prefeitura de Blumenau, aplicativo Pronto Mobile ou por telefone no número 156, opção 2 do menu.

A Central de Vacinação ficará localizada no Setor 1 do Parque Vila Germânica, na Rua Alberto Stein, no bairro Velha. O local funcionará das 8h às 20h e só poderá ser frequentado mediante agendamento.

Para receber a vacina será necessário apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação pessoal (CPF, RG ou Certidão de Nascimento).

Os profissionais da saúde ainda precisam apresentar a última folha de pagamento ou a Carteira de Registro no Conselho Regional. Já as pessoas que possuem comorbidades deverão apresentar declaração médica com validade de um ano, que comprove o quadro clínico.

Assista a apresentação do Plano Municipal de Imunização e a solenidade que marcou o início da vacinação na cidade:

Lançamento Plano de Imunização contra Covid-19

Lançamento Plano de Imunização contra Covid-19

Posted by Prefeitura de Blumenau on Tuesday, January 19, 2021

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Siga em tempo real

+

Saúde