Prefeituras da Grande Florianópolis afrouxam regras e passam a seguir decreto do Estado

Chefes do Executivo se reuniram na manhã desta segunda-feira (22) para rediscutir medidas de enfrentamento à pandemia

Os prefeitos da Grande Florianópolis se reuniram na manhã desta segunda-feira (22), para rediscutir medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Prefeituras da Grande Florianópolis decidem seguir decreto do Estado – Foto: Leo Munhoz/NDPrefeituras da Grande Florianópolis decidem seguir decreto do Estado – Foto: Leo Munhoz/ND

Ao término do encontro feito por videoconferência, ficou decidido que as prefeituras seguirão as medidas decretadas pelo governo do Estado na última semana.

Portanto, a partir desta terça-feira (23), todos os municípios da Grande Florianópolis acompanharão o decreto estadual nº 1.218. As prefeituras irão monitorar a efetividade das medidas em âmbito regional e, caso necessário, poderão adotar novas regras.

Os prefeitos dos 22 municípios que compõem a Grande Florianópolis haviam votado, na semana passada, por adotar medidas conjuntas mais restritivas com validade até esta terça. Mesmo assim, não houve consenso definitivo entre os prefeitos.

Mudança no horário do comércio

A Granfpolis (Associação da Grande Florianópolis) informou, por meio de nota, que, em conjunto com a Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), vai buscar com o Estado a possibilidade de mudanças no horário de funcionamento do comércio na região.

A associação quer que os serviços no comércio iniciem às 8h e não às 10h, como previsto no decreto estadual. “Esta alteração é importante, principalmente, para os pequenos municípios”, justificou.

Comunicado em vídeo

O prefeito da Capital Catarinense, Gean Loureiro (DEM), divulgou um vídeo logo após o término do encontro desta segunda-feira, no qual comunica a decisão.

“Por uma ampla maioria foi decidido acompanhar o decreto estadual publicado na semana passada. Apesar da prefeitura de Florianópolis ter uma posição favorável a mais restrições, estamos acompanhando a decisão da associação”, disse Gean, se referindo a Granfpolis.

O prefeito destacou, ainda, que está comprovado que medidas impostas em conjunto surtem mais efeito no combate à pandemia.

Confira o vídeo:

“Quando os municípios tomam decisões individualizadas geram uma migração de um município para o outro, mais aglomeração e transmissibilidade”, apontou Gean.

Loureiro também reforçou a importância de se obter ampla fiscalização e atendimento à população.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde