Preocupação: Moradora é atendida por médica com coronavírus em Joinville

Família denunciou posto de saúde do bairro Santa Catarina por não ter avisado que havia pessoas com suspeita de Covid-19 no local

Uma família do bairro Santa Catarina, em Joinville, teve de tirar os avós às pressas de casa depois que soube que a médica que atendeu uma pessoa da casa está com coronavírus.

O marido informou que a esposa foi atendida na segunda-feira (27) pela médica da Unidade Básica de Saúde da  Família (UBSF) Km 4. A profissional trabalhou durante o dia e à noite recebeu o diagnóstico, quando foi afastada e está em isolamento domiciliar.

Posto de saúde Km4 fica na rua João Gomes de Oliveira – Foto: Reprodução Google MapsPosto de saúde Km4 fica na rua João Gomes de Oliveira – Foto: Reprodução Google Maps

Antes da médica ter o diagnóstico, no entanto, outra funcionária do posto – uma agente comunitária de Saúde – estava apresentando sintomas e também foi confirmada com COVID-19 e afastada nesta terça-feira (28).

Indignado com a situação, o morador acredita que a unidade de saúde deveria, no mínimo, ter avisado os pacientes de que havia profissionais com sintomas suspeitos da doença.

“O certo seria fechar o posto, ao meu ver. Mas já que continua aberto, deveriam colocar pelo menos um cartaz para avisar os pacientes e estes decidirem se querem entrar ou não”, completa.

Assim que soube da notícia da médica afastada por coronavírus, o morador decidiu retirar imediatamente os pais que viviam com ele e têm mais de 80 anos da casa dele para evitar o eventual risco de contaminação.

Apesar da situação relatada, a Prefeitura de Joinville informou que não irá fechar a unidade de saúde. E que todo o servidor que apresentar sintoma será submetido ao teste e afastado, se confirmado.

O que diz a Prefeitura de Joinville

A Unidade Básica de Saúde KM4 continua com o atendimento normalizado. Não há previsão de fechamento. Um médico está substituindo a médica que está afastada para tratamento do Covid-19. A mesma estava assintomática e começou a sentir os sinais da doença na segunda-feira, quando foi afastada e realizado o teste que comprovou a Covid-19.

O Serviço de Vigilância em Saúde está acompanhando a situação do local e dará orientação aos servidores. Em caso de apresentarem sintomas da doença eles serão avaliados e realizados os exames para testes.

Os usuários que entraram em contato com a médica que está afastada e apresentarem sintoma da doença devem entrar em contato pelos canais Ligue Saúde ou Web Saúde para terem o encaminhamento do atendimento conforme os sintomas, através do contato 3481-5165.

Leia também

Médica de posto de saúde de Joinville é confirmada com COVID-19 e está em isolamento

Duas empresas de SC podem ter liberação para produzir respiradores nesta semana

Secretário estima que Joinville tem 10 vezes mais casos de Covid-19 do que apontam dados

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...