Presente de grego: idosos sem vacina vão pagar multa

Vacina da Covid-19 passa a ser obrigatória para idosos a partir dos 60 anos na Grécia; Multa está no valor de 50 euros

A partir desta segunda feira (17), idosos acima dos 60 anos que não aplicarem a vacina contra a Covid-19 serão multados na Grécia. Em janeiro, a multa cobrada é de 50 euros e, caso insistam em não se vacinar, o valor passa a ser de 100 euros para cada mês.

A multa de 50 euros, quando convertida na cotação atual, equivale a 314 reais – Foto: Rômulo Balbinotti/NDTVA multa de 50 euros, quando convertida na cotação atual, equivale a 314 reais – Foto: Rômulo Balbinotti/NDTV

“O fator idade é importante por causa de seu impacto no serviço público de saúde”, informou o ministro da Saúde, Thanos Plevris, em entrevista para a TV Plevris. As cobranças das multas serão feitas através da administração fiscal e o dinheiro destinado para hospitais estaduais.

Além dos idosos, outra mudança vai impactar na rotina dos adultos a partir de fevereiro: os comprovantes de vacina terão validade e expiram após 7 meses, a não ser que sejam aplicadas doses de reforço. Desde 2021, a vacinação é obrigatória para profissionais da saúde.

As informações são do jornal O Globo. Em dezembro, a Grécia tinha 41,5% entre seus 530 mil idosos vacinados. O número de infecções no país aumentou com a incidência da nova variante, a Ômicron.

+

Saúde

Loading...