Primeiro lote de vacina da Pfizer já tem data para chegar a Florianópolis; confira

Capital será a única cidade catarinense que receberá a remessa do imunizante contra a Covid-19; distribuição será feita em duas etapas

O primeiro lote de vacina da Pfizer já tem data marcada para chegar em Florianópolis. O avião que transportará 1 milhão de doses deve aterrissar no Brasil nesta quinta-feira (29).

Primeiro lote de vacina da Pfizer já tem data para chegar a Florianópolis – Foto: Divulgação/BioNTechPrimeiro lote de vacina da Pfizer já tem data para chegar a Florianópolis – Foto: Divulgação/BioNTech

De acordo com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), a expectativa é de que a Capital receba as doses na próxima segunda-feira (3) ou terça-feira (4). Florianópolis será a única cidade catarinense que receberá o primeiro lote com vacinas contra a Covid-19 da Pfizer.

A orientação do Ministério da Saúde é priorizar a vacinação nas capitais, por causa da refrigeração especial exigida pelo imunizante contra o novo coronavírus.

Em condições normais, ela deve ser guardada em um ambiente de -90º à -60º. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu uma flexibilização desse patamar, autorizando de – 25º à -15º. Contudo, essa condição só pode ocorrer por até 14 dias.

A distribuição será feita em duas etapas. Na quinta, serão enviadas 500 mil doses para a primeira aplicação. Uma semana depois, está prevista a entrega da outra metade, que será destinada para a segunda dose da vacina. O intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de 21 dias.

Ao todo, o Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. A previsão é de que 15,5 milhões cheguem ao país até junho e os outros 84,5 milhões cheguem até dezembro. Há ainda uma nova compra sendo negociada para a vinda de mais doses em 2022.

Capital já se prepara para chegada das doses

Em entrevista ao Grupo ND, na última sexta-feira (23), o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, deu detalhes sobre os preparativos para a chegada das doses.

Além do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, a vacinação com imunizante da Pfizer ocorrerá no Floripa Shopping, UFSC, antigo aeroporto e Beira-Mar Continental.

“Ela precisa estar armazenada a -80º. Já temos os três ultracongeladores na universidade. É necessário ter um diluente, uma seringa com outra capacidade e um treinamento para a equipe”, disse Gean.

Além disso, o prefeito informou que o Consórcio Internacional Covax Facility vai antecipar 2 milhões de doses previstas em junho para maio. Sendo assim, no próximo mês serão 4 milhões de doses provenientes do Consórcio. O consórcio internacional tem participação brasileira e busca ampliar o acesso à vacina a países com menos recursos.

+

Saúde

Loading...