Progresso tem mais casos ativos do coronavírus em Blumenau; saiba como está o seu bairro

A cidade tem atualmente 320 pessoas em tratamento e soma 144 mortes pela Covid-19

O Progresso, na região Sul de Blumenau, é o bairro com a maior quantidade de casos ativos do novo coronavírus na cidade. É o que mostra um levantamento feito pela prefeitura atendendo pedido do nd+. São 33 moradores da localidade em isolamento ou internação hospitalar nesta segunda-feira (14) em decorrência da Covid-19.

Blumenau tem 320 pessoas com o coronavírus ativo em – Foto: PMB/Divulgação/ND

O segundo bairro com mais casos ativos da doença é Itoupava Central, com 19. A mesma quantidade se repete na Itoupava Norte. Escola Agrícola aparece em quarto lugar, onde tem 17 pessoas atualmente em tratamento. Na sequência vem Itoupavazinha, com 16. Desde o início da pandemia são 12.402 infectados em Blumenau, dos quais 11.938 recuperados, 144 morreram e 320 ainda estão com o vírus ativo.

De acordo com o secretário Municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, a prefeitura não tem um plano de enfrentamento ao novo coronavírus por região. Mas isso pode mudar a partir do resultado do levantamento epidemiológico em andamento no município.

Investigação vai mostrar extensão da pandemia em Blumenau

A  rede pública de saúde está testando a comunidade não sintomática de forma aleatória. A seleção ocorre nos ambulatórios gerais, a partir de pacientes que buscam por atendimento médico. O processo começou no fim do mês passado e deveria ter sido concluído na primeira semana de setembro. Entretanto, o medo da comunidade em fazer o exame com o uso do cotonete fez a prefeitura prorrogar as coletas até o final desta semana.

O levantamento epidemiológico vai permitir mapear a distribuição geográfica do vírus em Blumenau, identificando pontos críticos e populações de maior risco ao longo dos próximos meses. Essas informações serão utilizadas para estabelecer estratégias para o combate à Covid-19, garante a prefeitura.

“Vai dar uma ideia de disseminação por distrito sanitário, conforme a divisão das regiões dos ambulatórios gerais, também permitir ver a proporcionalidade dos assintomáticos em relação ao que temos de positivo. Com base nessa análise, a gente pode trabalhar uma intervenção. Por exemplo: se observarmos, na questão do assintomático, que tem um bairro onde o número de infectados é muito maior do que outro, aí vamos ter que trabalhar ações pontuais”, explica o secretário da Saúde.

Na análise de Krambeck, os dados confirmam a queda no número diário de casos em Blumenau e uma segunda onda vai depender do comportamento da comunidade. “Se não tiverem o cuidado com o distanciamento social, uso de máscara, lavagem das mãos, a gente vai ter aumento de infectados. Porque o vírus está aqui, ele não vai sumir. Só que ele está encontrando barreiras e não consegue essa transmissão, o que faz cair a quantidade de positivos. Mas se as pessoas acabarem não tomando as medidas, isso pode voltar e ter aumento”.

Confira abaixo o número de casos ativos do coronavírus em Blumenau por bairros. Ou seja, a quantidade de pessoas nesta segunda-feira (14) em tratamento por cada localidade:

Progresso – 33
Itoupava Central – 19
Itoupava Norte – 19
Escola Agrícola – 17
Itoupavazinha -16
Garcia – 15
Velha Central – 15
Água Verde – 15
Fortaleza – 12
Velha -11
Victor Konder -10
Ponta Aguda – 10
Gloria – 10
Jardim Blumenau -10
Salto Weissbach – 9
Itoupava Seca – 8
Fortaleza Alta – 8
Fidélis – 7
Passo Manso – 7
Badenfurt – 7
Salto Do Norte – 7
Valparaíso – 6
Vila Itoupava – 6
Centro – 6
Vila Nova – 6
Do Salto – 5
Velha Grande – 5
Vorstadt – 5
Testo Salto – 5
Tribess – 4
Nova Esperança – 4
Vila Formosa – 2
Boa Vista – 1

+

Saúde