Projeto 15 + 15 – Foco no futuro e na informação no especial de aniversário do ND

- +
Na corrida contra o tempo e no agito de uma redação, a equipe de jornalismo lança série para marcar os 15 anos do jornal em um exercício futurista abordando 15 temas decisivos

“O que as pessoas estão pensando, o que mudou na medicina, nos negócios, na forma de trabalho?”, diretor de Conteúdo do Grupo ND, Luís Meneghim, orienta equipe do projeto especial 15+15, que tem conteúdo futurista e busca as tendências e inovações para os próximos tempos.

O tempo é implacável a no tique-taque dos relógios da redação integrada do Grupo ND. É uma corrida contra o tempo. Jornalistas andam a passos apressados diante da sala de vidro do diretor de Conteúdo, Luís Meneghim. Tudo normal. Esta correria é rotina em uma redação.

Mas a semana do dia 12 de março de 2020 foi diferente. Os primeiros casos de Covid-19 começavam a pipocar no mapa de Santa Catarina e a rotina de todos da equipe jamais seria a mesma.

A redação com cores vibrantes, inaugurada três dias antes, aos poucos começava a ficar mais vazia, à medida que os casos  da doença até então desconhecida aumentavam. Repórteres e editores passaram a trabalhar em casa. Semanas se passaram e mais um vazio: a referência do Grupo ND, Mário José Gonzaga Petrelli, morreu no dia 22 de abril. Seria o início de um ano de resiliência.

Mário Gonzaga Petrelli, em 9 de março de 2020, na inauguração da nova redação integrada do Grupo ND, batizada com seu nome – Foto: Arquivo/Flavio Tin/NDMário Gonzaga Petrelli, em 9 de março de 2020, na inauguração da nova redação integrada do Grupo ND, batizada com seu nome – Foto: Arquivo/Flavio Tin/ND

O olhar ao passado é para lembrar uma das maiores lições do doutor Mário, a de que devemos olhar para o futuro. O visionário sempre instigou todos a olhar para a frente. E foi essa proposta que o Grupo ND lançou às equipes para comemorar os 15 anos do ND. “Vamos projetar os próximos 15 anos. O que a gente quer é olhar para a frente”, desafiou o diretor Luís Meneghim.
Em pouco mais de um mês, mais de 60 profissionais foram mobilizados de forma direta em torno do desafio. Outras centenas prestaram apoio para a realização do projeto. Além das equipes que atuaram na apuração, checagem, infografia, ilustração, fotografia, diagramação, redação e edição, as equipes do comercial apresentaram a proposta ao mercado – que a acolheu com empolgação.
Nos bastidores, a área técnica do Grupo ND dispôs de tecnologia e equipamentos, as equipes do on-line e da televisão cederam profissionais, além de compartilharem apoio e experiência. E pronto. Todos se envolveram. Depois do distanciamento, os novos tempos são de união.

“O jornal tem um compromisso social, somos prestadores de serviço. Então, a ideia é apontar caminhos, tendências e visões de futuro, dentro desta expectativa do que pode mudar nos próximos 15 anos em vários segmentos.”

Luís Meneghim, diretor de Conteúdo do Grupo ND

Fragilidades expostas e força para superá-las
A pandemia expôs a fragilidade humana diante de um vírus microscópico, mas também tem mostrado a força da superação. A vacinação avança. As apurações do projeto 15 + 15 identificaram novas tecnologias, a tendência ao autocuidado e ao olhar ao próximo, onde o atendimento humanizado e personalizado também se revela tendência.
No vai e vem da redação, os rostos cobertos pelas máscaras revelam olhares de profissionais que aprenderam em mais de um ano de pandemia, muito mais do que em outras épocas. O jornalismo foi desafiado. Entrevistas remotas, risco de contaminação, esforço contínuo para contar histórias. Não à toa, o caderno de Saúde é o primeiro tema deste projeto.

Sem fronteiras para a arte
As capas do projeto são assinadas pelo artista e ilustrador Pablo Meyer. Ele deu os primeiros passos profissionais na redação do recém-lançado Jornal ND, em Joinville, e hoje vive na Irlanda, onde produz animações para multinacionais, entre elas a Netflix.

Meyer se apoiou em informações apuradas pela reportagem sobre tendências e inovações para os próximos anos para desenvolver as artes futuristas. No interior dos cadernos, as ilustrações são assinadas por Fábio Abreu, profissional do design com décadas de experiência, que reside em Joinville.

15 cadernos futuristas

Confira as datas das publicações e os temas:

14 e 15 de agosto: Saúde
16 de agosto: Consumo
17 de agosto: Sustentabilidade
18 de agosto: Tecnologia e Inovação
19 de agosto: Turismo
20 de agosto: Indústria
21 e 22 de agosto: Associativismo e Cooperativismo
23 de agosto: Profissões
24 de agosto: Mobilidade
25 de agosto: Segurança
26 de agosto: Alimentação e cuidados
27 de agosto: Qualidade de Vida
28 e 29 de agosto: Serviços
30 de agosto: Educação
31 de agosto: Gestão Pública