Projeto incentiva pessoas vivendo com HIV a fazer tratamento, em Florianópolis

Estima-se que atualmente mais de duas mil pessoas tenham HIV e não façam tratamento adequado em Florianópolis

Através do contato contínuo com pessoas vivendo com o HIV, o Projeto Vinculadores Clínicos das Pessoas Vivendo com HIV busca incentivar o tratamento adequado do vírus, em Florianópolis.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde do município existe desde 2019, e surgiu após a assinatura da Declaração de Paris em 2018. O acordo convocou prefeitos de todo o mundo a se comprometerem com o fim da epidemia em suas cidades

Poster de divulgação do projeto Projeto Vinculadores Clínicos das Pessoas Vivendo com HIV, – Foto: PMF/Divulgação/NDPoster de divulgação do projeto Projeto Vinculadores Clínicos das Pessoas Vivendo com HIV, – Foto: PMF/Divulgação/ND

Conforme a Prefeitura, estima-se que atualmente mil pessoas vivem com o vírus não saibam, em Florianópolis. Estima-se também que outras duas mil pessoas saibam, mas não façam o tratamento adequado de forma contínua no município.

A parte positiva é que 93% de quem está em tratamento regular, a carga viral indetectável e com isso não adoecem com HIV, melhoram sua qualidade de vida e não transmitem a doença.

Leia também:

“O que mata hoje em relação ao HIV e as infecções sexualmente transmissíveis é o preconceito, estigma e desinformação”, comenta Ronaldo Zonta, coordenador do departamento de gestão da clínica da secretaria municipal de Saúde.

Projeto

As quatro policlínicas do município possuem centros de testagem de resposta rápida. Nos locais, os enfermeiros ligam para as pessoas que tiverem a doença diagnosticada e não estão em tratamento para incentivá-las a tratar, tirar dúvidas. Eles também marcam novas consultas com um médico de família de escolha da pessoa para que ela inicie o tratamento.

Após o primeiro o contato, retornam para verificar como foi o atendimento clínico e pessoal. Atualmente as quatro policlínicas da Capital possuem testes rápidos de HIV, além da retirada no centro de saúde da Trindade e no Terminal Rita Maria.

Há também a plataforma: https://www.ahoraeagora.org/, onde podem ser solicitados autotestes.

WhatsApp da equipe dos Centros de Testagem de Resposta Rápida

  • Centro (48) 99808-6856
  • Continente (48) 99959-3242
  • Sul (48) 99603-4203
  • Norte (48) 98849-4499

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde