Qualirede é case de sucesso após parceria com o Lean Institute Brasil

Reconhecimento é fruto do projeto Lean na Qualirede: como otimizar entregas

Equipes comemoram case de sucesso, que gerou resultados significativos – Foto: DivulgaçãoEquipes comemoram case de sucesso, que gerou resultados significativos – Foto: Divulgação

Em busca de aperfeiçoar seus processos e entregas em gestão em saúde para o setor público, a Qualirede é case de sucesso após parceria com o Lean Institute Brasil (LIB). O reconhecimento é fruto do projeto “Lean na Qualirede: como otimizar entregas”, realizado em 2019, que gerou resultados significativos, tanto em relação à melhoria de processos e entregas, como em relação ao engajamento dos colaboradores.

A proposta da parceria Lean busca otimizar resultados gerando maior eficiência, aproveitando da melhor maneira o potencial humano, sempre com foco na melhora do cuidado.

Com a aplicação da metodologia ágil, é possível eliminar desperdícios, além de instigar os gestores a repensarem a forma como lideram, gerenciam e desenvolvem as pessoas, aperfeiçoando a cultura organizacional da empresa e trazer benefícios ao cuidado com o paciente.

“O mercado tem aplicado muito a metodologia ágil, e aqui na Qualirede, sempre buscamos por inovação e novas formas de entregar melhores resultados. O Lean idealizou um grande projeto, colocou em prática a experiência do trabalho em conjunto, unindo forças de todo o time para resolver pequenos e grandes problemas”, afirma o Diretor da Qualirede, Bruno Limas.

“Além disso, a metodologia otimizou os processos, fazendo com que todos dediquem tempo para aquilo que de fato devem dedicar e com olhar principalmente para o cuidado das pessoas”, diz Limas.

A jornada Lean teve representantes participantes nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Bahia. A metodologia utilizada foi o “Processo A3 – Gerenciando para o Aprendizado”, com uma execução ágil, que passou pela área de regulação da Qualirede e o dia a dia da empresa.

O início da aplicação da metodologia pela área de regulação acabou contemplando outros setores que estão interligados, como a área de TI, parametrização, contas médicas, núcleo de custos e especialidades, gestão de recursos humanos e rede de relacionamento com prestadores.

Benefícios do Lean para a Qualirede

A equipe da Qualirede reuniu todos os esforços para o alcance de resultados com a metodologia Lean, que além de ter como objetivo a maior eficiência dos processos, teve como seu principal foco a melhora no cuidado do paciente.

Benefícios identificados pela equipe:

  • Padronização do trabalho;
  • Apontamento dos desperdícios no processo de Regulação, ou seja, processos que demoravam horas ou dias foram reduzidos e/ou eliminados;
  • Responsabilidade e engajamento às pessoas;
  • Melhorias no gerenciamento dos processos.

Sobre a ferramenta A3

O A3 Express é uma ferramenta de construção colaborativa, para resolver problemas e buscar a melhoria contínua em uma determinada área. A ferramenta funciona por meio da lógica de análise 4C (contexto, causa, contramedida e controle), que identifica um problema, analisa as suas causas, elenca contramedidas para resolvê-lo e as executa de forma ágil, acompanhando com indicadores de controle.

O A3 Express foi apresentado no Showcase do LIB, evento que envolveu a participação de mais de 90 representantes de diversas empresas, como Rede Globo, Itaú, Angeloni e BRF, que se conectaram compartilhando ideias e fazendo questionamentos sobre a metodologia da Qualirede.

Jornada Lean no home office

Com a necessidade de transferir as atividades presenciais para o formato home office durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, o que no início parecia ser difícil, serviu para acelerar as ações da metodologia ágil na empresa.

O formato virtual permitiu a realização de workshops de A3 Express com maior frequência, o que possibilitou alcançar outras áreas da empresa com mais rapidez.

A realização do projeto é mais um dos caminhos trilhados pela Qualirede na busca pelo aperfeiçoamento em gestão em saúde e em aumentar o cuidado do paciente, tendo como propósito levar mais saúde para mais pessoas.

+

Saúde é tudo