Qualirede vence prêmio Ser Humano por programa de desenvolvimento de estagiários

Empresa foi classificada pelo desenvolvimento do Programa Q Impulsina, reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)

Qualirede recebe reconhecimento da ABRH – Foto: Divulgação

Com o propósito de promover a capacitação e o desenvolvimento de estagiários, a Qualirede, líder em gestão em saúde, está entre as empresas premiadas no Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), pela iniciativa do Programa Q Impulsiona. A cerimônia de premiação foi realizada online, no dia 5 de novembro, e celebrou os melhores cases em Gestão de Pessoas e profissionais que promovem o desenvolvimento humano e das organizações em Santa Catarina.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Pessoas e Administrativo, Julen Amaral, é muito importante participar e estar entre as empresas vencedoras do Prêmio Ser Humano.

“É com imenso orgulho que recebemos esse prêmio, que é um reconhecimento de estudantes, profissionais e empresas que contribuíram de forma relevante para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, promovendo o desenvolvimento humano nas organizações. É gratificante saber que a Qualirede faz parte disso e significa que estamos no caminho certo”, afirma.

O programa Q Impulsiona

A proposta inicial das contratações de estagiários surgiu em 2017, para criar oportunidades e trazer novas ideias para a empresa. Foram contratados estagiários para áreas como contabilidade, administração, tecnologia da informação e área da saúde.

Em seguida, no ano de 2018, nasceu o programa Q Impulsiona. De acordo com Julen, o objetivo é desenvolver esses estudantes pessoal e profissionalmente, com capacitações mensais, orientações para o desenvolvimento de um projeto de inovação na área em que atuam, além do acompanhamento durante todo o semestre por um mentor da área.

O programa tem duração de seis meses, e é realizado duas vezes ao ano. Ao final do semestre, os projetos são apresentados para uma banca avaliadora, que considera a capacidade proativa e empreendedora, aplicabilidade, utilidade, valor da solução proposta, domínio do conteúdo, capacidade de argumentação e criatividade. Os trabalhos de maior criatividade e usabilidade são premiados.

Dados de efetivação

No período de 2018 a 2019, 31 estagiários participaram do programa, sendo que 15 deles foram efetivados e oito foram premiados. Os dados demonstram que 61% dos estagiários que participaram do programa permaneceram na Qualirede.

Segundo a Assistente de Recursos Humanos da Qualirede, Júlia Dias da Costa, os números também apontaram que a maioria dos estagiários que não permaneceram na empresa, representando 39%, foi por motivo de intercâmbio, pausa de trabalho para focar nos estudos ou pelo desejo de estagiar em outra área.

Cases de sucesso do Programa Q Impulsiona

 O Programa Q Impulsiona gerou impactos muito positivos para a empresa, com novas ideias, propostas e implantações. Um dos projetos foi o ‘Painel de Telemonitoramento’. Com o uso desse painel, estima-se que houve uma economia de 40 horas por mês de trabalho da coordenação do setor Telemonitoramento Santa Catarina e 10 horas por mês de cada técnico de enfermagem, elevando a economia anual da área em cerca de R$ 107 mil.

Já o projeto ‘’Levantamento de custos de eventos adversos em auditoria concorrente’’ foi realizado a partir de uma estimativa baseada na amostra de contas médicas de 15 pacientes do plano de saúde. No levantamento, foi identificado que seria possível a economia de 84% do valor final da conta, caso os eventos adversos não tivessem acontecido.

A Qualirede ressalta que 2020 foi um ano muito atípico, por conta do contexto que vivenciamos, o que fez com que várias empresas fizessem alterações em suas atividades. Neste ano, a apresentação dos projetos pelo Programa Q Impulsiona foi suspensa, e voltará em 2021.

“Embora os projetos não sejam apresentados este ano, os estagiários continuam recebendo suporte, treinamentos e apoio para o desenvolvimento profissional. As ideias de seus projetos serão apresentadas no ano que vem”, relata Júlia.

Em 2019 a Qualirede também participou do Prêmio Ser Humano pelo Programa Baby da ABRH Bahia, conquistando o 1ºlugar na categoria Administração.

+

Saúde é tudo