Reação estranha e rara à Covid-19 faz mulher amputar dedos

Paciente contraiu Covid-19 em abril do ano passado, ainda durante a primeira onda da doença, e teve bloqueio do fluxo sanguíneo

Uma rara reação à Covid-19 obrigou uma idosa de 86 anos a amputar três dedos das mãos, depois que a doença causou necrose. O caso foi relatado em um artigo publicado na revista científica European Journal of Vascular & Endovascular Surgery.

Registro mostra os dedos da paciente necrosadas – Foto: ReproduçãoRegistro mostra os dedos da paciente necrosadas – Foto: Reprodução

A paciente não foi identificada, mas o caso ocorreu na Itália, durante a primeira onda da doença, em abril do ano passado. De acordo com o estudo médico, a paciente teve  gangrena seca no segundo, quarto e quinto dedos da mão direita. Tata-se da perda de suprimento de sangue, que causa a gangrena e faz com que o tecido corporal morra e fique preto.

Testes revelaram que a Covid-19 havia causado um bloqueio no fluxo de sangue para os seus dedos. A amputação foi feita para evitar complicações futuras. Os médicos Giuseppe P. Martino e Giuseppina Bitti classificaram a ocorrência como um caso de “dedos covidais”.

No entanto, a idosa não é a única pessoa a ser amputada depois de pegar Covid-19. Um morador de de Bournemouth, na Inglaterra, perdeu uma perna após desenvolver um coágulo sanguíneo. Como havia risco de morte, a decisão foi inevitável.

+

Saúde