Retratos da pandemia: NDTV estreia nesta terça série sobre a crise sanitária

A série Retratos: Pandemia 2020 começa dia 4 e vai ser exibida toda terça-feira, a partir das 11h50, no Balanço Geral Florianópolis e no portal ND+

O que ainda não foi dito sobre a pandemia? Quais as supostas origens do vírus? E o que de fato aconteceu com os catarinenses? A partir desta terça-feira, a NDTV exibe no programa Balanço Geral de Florianópolis a série RETRATOS: Pandemia 2020, que revela os bastidores da maior crise sanitária dos últimos tempos, sob o olhar de especialistas das mais variadas áreas. A série também estará disponível no ND+.

Luiz Alberto Silveira, idealizador do projeto e do livro Retratos: Pandemia 2020Luiz Alberto Silveira, idealizador do projeto e do livro Retratos: Pandemia 2020 – Foto: Reprodução/NDTV

A série é baseada no livro “Retratos: Pandemia 2020”, organizado e publicado em janeiro pelo médico oncologista Luiz Alberto Silveira, e conduzida pelo jornalista Alexandre Mendonça. Ao longo de seis meses, você vai acompanhar o depoimento de mais de 50 profissionais, de médicos a advogados, sobre tudo o que vivenciaram e estudaram em relação ao novo coronavírus.

“A intenção é elevar o espírito, promover o conhecimento e a esperança. Os autores buscaram espelhar para o futuro tudo o que estamos vivendo nesses momentos complexos”, explica o doutor Luiz Alberto, idealizador da obra e da série na TV. 

Cada episódio semanal vai trazer dois coautores, abordando as possíveis origens do vírus, o sentimento das famílias isoladas, além dos fatos políticos que desencadearam uma grave crise econômica. Mas os profissionais também relatam a solidariedade de inúmeros catarinenses que se doaram para ajudar as pessoas que ficaram sem salário e sem trabalho em todo o estado, em um esforço conjunto de empresários e várias entidades para amenizar os problemas provocados pelas medidas restritivas durante a pandemia.

“Os empresários de Santa Catarina fizeram um trabalho espetacular”, destaca Zena Becker, coordenadora do Floripa Sustentável, que reuniu gestores e personalidades catarinenses em várias campanhas de conscientização. 

Marcello Petrelli é entrevistado para a Série Retratos: Pandemia 2020Marcello Corrêa Petrelli presidente do Grupo ND é um dos entrevistados para a série Retratos: Pandemia 2020 – Foto: Reprodução/NDTV

A maneira como a mídia tratou a pandemia desde março do ano passado foi tema do artigo do presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli. O empresário e jornalista, que também já gravou depoimento para a série de TV, conta que houve “exageros por parte de alguns meios de comunicação nacional, que deveriam trazer o equilíbrio das informações”. E explica ainda a importância da mídia regional na disseminação de informações relevantes para toda Santa Catarina.

+

Retratos da Pandemia