Saiba como foi o início da vacinação nas principais cidades do Vale

Mais de sete mil doses da vacina contra a Covid-19 foram distribuídas entre os municípios da região nesta terça-feira (19); profissionais da saúde são os primeiros a receber a imunização

Mais de sete mil doses da vacina Coronavac foram distribuídas entre os municípios do Vale do Itajaí nesta terça-feira (19). O lote foi entregue nas Gerências Regionais de Saúde de Blumenau e Rio do Sul e depois distribuída entre as cidades.

Vacina Coronavac chega ao Vale do Itajaí – Foto: Elisiane Roden / Prefeitura de GasparVacina Coronavac chega ao Vale do Itajaí – Foto: Elisiane Roden / Prefeitura de Gaspar

Neste primeiro momento a vacinação nos municípios será direcionada aos profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos que estão em residências de longa permanência e a comunidade indígena. O ND+ mostra como foi o primeiro dia de vacinação nas principais cidades da região.

Brusque

O primeiro brusquense a ser imunizado contra a Covid-19 foi Walter Orthmann, de 98 anos. Essa é a segunda vez que o idoso entra para a história, ele também é detentor de um recorde no Guinness Book por ser o funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (19) na faculdade Uniasselvi.

O primeiro brusquense a ser imunizado foi Walter Orthmann, que entrou no Guinness Book – Foto: Divulgação / Prefeitura de BrusqueO primeiro brusquense a ser imunizado foi Walter Orthmann, que entrou no Guinness Book – Foto: Divulgação / Prefeitura de Brusque

Após receber a dose, Orthmann deixou uma mensagem à população. “É uma nova vida para todos nós brusquenses. Usem máscara até serem vacinados. Fico muito honrado por tomar a vacina”, ressaltou.

Na sequência, foram vacinados o chefe de gabinete da Prefeitura de Brusque, Aurinho Silveira de Souza, o secretário de saúde Osvaldo Quirino de Souza e o diretor-geral de Saúde e médico do Hospital Azambuja, Eugênio José Paiva Maciel.

Outros cinco profissionais de saúde do município também foram vacinados durante a solenidade. Ao todo, Brusque recebeu 1.096 doses para vacinação contra o coronavírus.

Gaspar

Gaspar recebeu 340 doses da vacina contra o coroavírus. A primeira pessoa vacinada na cidade foi Elisa Regina Heinecke, de 45 anos. Ela é técnica de enfermagem e atua no Centro de Triagem desde o início da pandemia.

Elisa Regina Heinecke foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 em Gaspar – Foto: Cinara Cristina Muller / Prefeitura de GasparElisa Regina Heinecke foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 em Gaspar – Foto: Cinara Cristina Muller / Prefeitura de Gaspar

“Confesso que fiquei bem emocionada em ser primeira contemplada com a vacina no nosso município. Estamos trabalhando aqui todos os dias, um trabalho árduo, vendo pessoas tendo complicações devido à doença. Então fico feliz em ver a vacina em nosso município. Fico grata por já estar imunizada e agora aguardamos ais doses para que mais pessoas podem estar protegidas”, disse a moradora do bairro Coloninha.

Além dela, outros onze membros da equipe de atendimento também receberam o imunizante. A cerimonia foi realizada na tarde desta terça-feira (19) e contou com a presença.

Os primeiros a receber a vacina em Gaspar são os profissionais de saúde que trabalham no Centro de Triagem, UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo), no Samu, profissionais que aplicarão as vacinas e idosos em instituições de longa permanência.

Indaial

A prefeitura de Indaial não informou quando a vacinação na cidade terá início. A cidade recebeu neste terça-feira (19) 351 doses da vacina contra a Covid-19 do governo do Estado.

Rio do Sul

Rio do Sul recebeu apenas 655 doses da vacina contra o coronavírus neste primeiro momento. Coube ao aposentado Ervino Ferrari, de 90 anos, interno do Asilo São Vicente de Paula, receber a primeira dose. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (19), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Canta Galo.

Aposentado de 90 anos foi a primeira pessoa de Rio do Sul a receber a vacina – Foto: Raphael Stuy / Prefeitura de Rio do SulAposentado de 90 anos foi a primeira pessoa de Rio do Sul a receber a vacina – Foto: Raphael Stuy / Prefeitura de Rio do Sul

Além de Ferrari, outros três profissionais da área da saúde de Rio do Sul também já estão vacinados: Cleusa Feliciano, enfermeira do Hospital Regional Alto Vale, Leonilto Antonio Teixeira da Silva, técnico do SAMU de Rio do Sul e Telma Angelita Marchi, enfermeira da UPA 24h.

De acordo com a secretária de Saúde de Rio do Sul, Roberta Hochleitner a campanha continua, mas, apenas para funcionários ligados ao setor de atendimento da Covid-19, tanto do Hospital Regional Alto Vale, como da UPA, SAMU e vacinadores.

A população que faz parte do público-alvo da campanha terá que aguardar mais alguns dias até que novas doses da vacina cheguem até o município. São pelo menos 4,6 mil doses necessárias para atingir toda a população na primeira fase da campanha em Rio do Sul.

Timbó

A primeira pessoa de Timbó foi vacinada contra a Covid-19 na tarde desta terça-feira (19), no saguão da Policlínica de Referência, no Centro. A escolhida foi a técnica de enfermagem, Cristiane Marcela Steuck.

Cristiane Marcela Steuck foi a primeira imunizada em Timbó – Foto: Sócrates Prado / Prefeitura de TimbóCristiane Marcela Steuck foi a primeira imunizada em Timbó – Foto: Sócrates Prado / Prefeitura de Timbó

Ela é vacinadora e responsável por realizar as coletas dos pacientes internados no Hospital e Maternidade Oase. Timbó recebeu 329 doses da vacina Coronavac. Segundo o secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri, as doses serão suficientes para aplicar a vacina em um terço dos profissionais da saúde da cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde