Saiba como o astigmatismo pode indicar uma condição de saúde visual mais grave

Problema comum, o astigmatismo pode ser indício de outras doenças e é fundamental ter atenção aos sintomas e ao tratamento

O astigmatismo é do a falta de foco na visão provocada pela distorção da luz – Foto: Divulgação/NDO astigmatismo é do a falta de foco na visão provocada pela distorção da luz – Foto: Divulgação/ND

O cuidado e a periodicidade de consultas e avaliações da saúde visual é fundamental para prevenir e tratar problemas que, se não tratados de maneira precoce, podem causar doenças graves e até mesmo a perda da visão.

Entre os problemas mais comuns e que você já deve ter ouvido falar muito está o astigmatismo. Mas, afinal, você sabe do que se trata?

O presidente da Super Ótica São José e especialista em saúde visual, Carlos Canto, explica que o astigmatismo nada mais é do que a falta de foco na visão provocada pela distorção da luz. Além disso, essa falta de foco está presente quando os olhos alcançam objetos mais perto ou mais longe.

“É importante entender que ele também pode estar associado a problemas mais graves e pensar que isso é um mito pode comprometer a sua saúde”, alerta.

O astigmatismo irregular, diz Canto, normalmente é um indício de ceratocone, doença degenerativa que pode levar à perda da visão.

O que pode causar o astigmatismo?

Com as milhares de piscadas diárias, a córnea pode sofrer alterações na curvatura e desenvolver o astigmatismo – Foto: Divulgação/NDCom as milhares de piscadas diárias, a córnea pode sofrer alterações na curvatura e desenvolver o astigmatismo – Foto: Divulgação/ND

O astigmatismo é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino. Hereditário, o astigmatismo pode, ainda, aparecer associado a outros problemas de visão, como a miopia e a hipermetropia.

Além da hereditariedade, a condição também pode se desenvolver ao longo dos anos. Com as milhares de piscadas diárias, a córnea pode sofrer alterações na curvatura e, com isso, desenvolver o astigmatismo. Entre os sintomas estão dores de cabeça e cansaço nos olhos.

E o tratamento?

O  uso correto de óculos ou lentes de contato melhora a visão e o bem-estar – Foto: Divulgação/NDO  uso correto de óculos ou lentes de contato melhora a visão e o bem-estar – Foto: Divulgação/ND

Estar atento aos sintomas, aos casos na família e procurar ajuda médica e avaliações para detectar o problema de maneira precoce é fundamental. O astigmatismo é fácil de corrigir. O  uso correto de óculos ou lentes de contato melhora a visão e o bem-estar do paciente.

A avaliação correta é fundamental para que os óculos sejam efetivos e possam corrigir o problema. Canto salienta que a adaptação pode ser mais difícil para pacientes com astigmatismo. “As pessoas com astigmatismo podem ter mais dificuldade de se adaptar aos óculos, ficando até semanas para adaptar-se melhor com a distorção das imagens”, destaca.

No entanto, a preocupação dos profissionais em entender e fornecer o produto ideal e adequado às necessidades do paciente é fator fundamental para minimizar os impactos dessa adaptação.

A Super Ótica São José tem como missão promover a saúde visual e o bem-estar de cada paciente e por isso há cinco décadas é a líder do mercado. Saúde e bem-estar é na São José.

Saiba mais em: www.superoticasaojose.com.br

E acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram 

+

Se liga na dica

Loading...