Saiba como será a vacinação de crianças contra a Covid-19 em Chapecó

Primeiras doses devem chegar ao município na tarde deste sábado (15)

Após a chegada das primeiras doses pediátricas da vacina Pfizer contra a Covid-19 a Santa Catarina, o município de Chapecó, no Oeste catarinense, já está se organizando para iniciar a aplicação das doses. 

O 1º lote de vacina para crianças chega a Chapecó neste sábado (15) – Foto: Paul Hennessy/Reprodução/NDO 1º lote de vacina para crianças chega a Chapecó neste sábado (15) – Foto: Paul Hennessy/Reprodução/ND

As doses serão destinadas a crianças entre 5 anos à 11 anos 12 meses e 29 dias. A previsão é que elas cheguem ao município no fim da tarde deste sábado (15), segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

As doses infantis, conforme Nota Técnica 03/2022, serão destinadas a todas as crianças indígenas de Chapecó. De acordo com a Secretaria de Saúde, para as demais crianças, neste momento, somente receberão as que comprovarem comorbidades ou deficiência física.

Os pais devem comprovar o estado de saúde da criança por meio de receita médica de medicamento contínuo, ou mesmo de atestado médico. A Secretaria de Saúde de Chapecó realizará um agendamento diretamente na Unidade de Saúde de referência da criança, a partir das 13h da segunda feira (17).

Orientações da DIVE/SC

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) divulgou orientações para a imunização das crianças, tanto aos responsáveis como aos municípios.

A Secretaria de Saúde recomenda que a vacinação contra a Covid-19 ocorra em ambiente seguro e acolhedor, justamente por se tratarem de crianças. Devem ser evitadas ações de vacinação em drive-thru, por exemplo, para que elas se sintam mais confortáveis.

Os profissionais de saúde devem apresentar aos pais e/ou responsáveis pela criança o frasco da vacina antes com a tampa laranja antes de aplicar as doses. O objetivo é que não haja dúvidas de que a vacina aplicada é a pediátrica.

Outra recomendação, adotada pela Dive/SC por precaução, é que a vacina contra a Covid-19 não seja aplicada ao mesmo tempo que outras vacinas de rotina do calendário infantil, sendo necessário aguardar um intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra a Covid-19 e as demais vacinas.

Para que as crianças sejam vacinadas, elas devem ser acompanhadas dos pais e/ou responsáveis ou, em caso de ausência, a vacinação pode ser realizada mediante apresentação de um termo de consentimento por escrito.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...