Saiba detalhes sobre a cirurgia que coloca ‘pontes’ no coração

As famosas pontes de safena servem para refazer o fluxo sanguíneo e garantir uma vida longa ao paciente cardíaco

Irmãos Leopoldo Moratelli Neto e Lindolfo Moratelli Filho, cirurgiões cardiovasculares – Foto: Heitor Pergher

Também conhecida como “Ponte de Safena”, a cirurgia de revascularização do miocárdio é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo. Consiste na utilização de um segmento de artéria ou veia para desviar sangue da aorta para as artérias coronárias.

A cirurgia é indicada para o tratamento de umas das principais doenças causadoras de morte, a Doença Arterial Coronariana (DAC), que em muitos casos, leva ao infarto do miocárdio.

Quem conta em detalhes sobre o assunto são os irmãos Leopoldo Moratelli Neto e Lindolfo Moratelli Filho, médicos cirurgiões cardiovasculares que trabalham na Pró Cuore.

Os especialistas explicam que este procedimento é indicado para pacientes com doença arterial coronariana que obstrui os vasos sanguíneos. Estes vasos irrigam o coração. Principalmente quando acomete mais de dois vasos, ou quando as lesões são muito graves, a cirurgia é indicada.

Como é o procedimento?

De acordo com Dr. Leopoldo, este procedimento consiste na realização de verdadeiras ‘pontes’ no coração, substituindo as coronárias doentes por novos enxertos. O cirurgião pode retirar os novos segmentos (vasos) das veias safenas

“Porém, nos procedimentos mais atualizados mundialmente, os novos segmentos têm sido retirados, em sua maioria, das artérias mamárias, pelo tórax, ou das artérias radiais, de um dos braços”, esclarece Dr. Leopoldo.

“O intuito é unir o trecho sem obstrução ao trecho obstruído, criando uma rota alternativa ao fluxo sanguíneo. Os resultados são excelentes a médio e longo prazo”, explica o especialista.

Dr. Lindolfo afirma que os enxertos não causam prejuízos funcionais aos pacientes, ou seja, eles não terão problemas em relação à circulação sanguínea das áreas de onde parte dos vasos foram retirados.

“Após a remoção, acontece um processo de revascularização natural, onde novos vasos se formam para suprir as necessidades do corpo e substituir a parte removida”, esclarece Dr. Lindolfo.

Qual a causa da Doença Arterial Coronariana?

A doença arterial coronariana (DAC) é causada pelo progressivo acúmulo de gordura dentro das artérias, que vai criando depósitos formados por colesterol, cálcio e outras substâncias no sangue. Esse acúmulo é denominado “placa aterosclerótica”.

Alertam os especialistas que os depósitos de placas podem obstruir as artérias coronárias, deixando-as estreitas, rígidas e irregulares.

“Pode ocorrer um único bloqueio ou vários de diferentes níveis de gravidade e localização”, diz Dr. Leopoldo.

“O estreitamento das artérias coronárias faz com que o coração receba menos sangue e oxigênio. Essa diminuição do fluxo sanguíneo pode causar dores no peito (angina), falta de ar e outros sintomas. E o bloqueio total pode levar ao infarto do miocárdio”, alerta o cirurgião cardiovascular.

“Então, é sempre bom estarmos com os exames em dia e atentos ao coração, para evitar o infarto do miocárdio”, concluem os especialistas da Pró Cuore.

“A cirurgia cardíaca se torna um momento delicado na vida de cada paciente. Por isso, em primeiro lugar, estamos preocupados com a saúde e bem-estar de cada indivíduo, respeitando suas preferências, necessidades e valores”, dizem os irmãos.

 A Pró Cuore

A Pró Cuore é uma clínica idealizada pelos irmãos Leopoldo Moratelli Neto e Lindolfo Moratelli Filho, médicos cirurgiões cardiovasculares que trabalham nos maiores hospitais, públicos e privados, na região da Grande Florianópolis.

Eles formam a equipe com o Dr. Lourival Bonatelli Filho, também médico cirurgião cardiovascular, com experiência de mais de 10 mil cirurgias cardíacas e marcapassos, sendo pioneiro nas cirurgias de implante de marcapassos, ressincronizadores e cardiodesfibriladores no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina.

Trabalho em família

“A ideia de trabalharmos em família nos aproxima dos pacientes e a empatia é nosso principal norte. Com a ideia de realizar o tratamento em conjunto com o próprio paciente, as vontades e ansiedades deles tornam-se importantes na escolha do tratamento final”, afirmam os irmãos Leopoldo e Lindolfo da Pró Cuore.

A clínica realiza cirurgias nos maiores hospitais, públicos e privados, na região da Grande Florianópolis, que oferecem a estrutura necessária para atender emergências, internações, UTIs, entre outros. As consultas de pré e pós-operatório são atendidas no endereço da clínica, no centro de Florianópolis.

Leopoldo Moratelli Neto

  • Cirurgião Cardiovascular
  • CRM SC 11711 / RQE 11617

 Lindolfo Moratelli Filho

  • Cirurgião Cardiovascular
  • CRM SC 18325 / RQE 17229

PRÓ CUORE

Agendamentos:

+

Saúde