Saiba dos procedimentos mais atuais para você ter possibilidade de não usar mais óculos

Técnicas avançadas podem ajudar a curar doenças oculares de forma mais rápida e segura

Livre-se dos óculos com técnicas avançadas em Oftalmologia – Foto: DivulgaçãoLivre-se dos óculos com técnicas avançadas em Oftalmologia – Foto: Divulgação

Muitas pessoas ainda pensam que precisarão usar óculos para o resto da vida. Mas a tecnologia tem avançado muito neste sentido e há técnicas que surpreendem pela rapidez e eficiência ao resolver problemas oftalmológicos.

Assim, para solucionar doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, existem, hoje em dia, técnicas como a Cirurgia Refrativa.

O médico oftalmologista, Dr. Rafael Giordani, profissional do NIO – Núcleo Integrado de Oftalmologia, afirma que é muito importante as pessoas ficarem sabendo sobre os procedimentos que podem ajudar na sua qualidade de vida e, de forma surpreendente, mudar a vida das pessoas.

Dr. Rafael explica sobre três procedimentos com os quais trabalha e que considera opções seguras para quem quer libertar-se dos óculos. Veja:

Lasik

Lasik é uma das técnicas mais utilizadas em cirurgia refrativa – Foto: DivulgaçãoLasik é uma das técnicas mais utilizadas em cirurgia refrativa – Foto: Divulgação

É a técnica mais utilizada no mundo para correção de graus a laser, tanto para miopia, quanto hipermetropia, astigmatismo, e alguns casos de presbiopia.

O procedimento é feito com um corte ultra-fino na camada mais superficial da córnea, e é feita uma aplicação do laser na sua camada interna.

Assim, há menor superfície para cicatrização, mais conforto no pós-operatório e em média, a visão começa a ser recuperada com rapidez, em torno de 24 horas.

PRK

PRK é aplicação de laser na superfície da córnea, sem cortes – Foto: DivulgaçãoPRK é aplicação de laser na superfície da córnea, sem cortes – Foto: Divulgação

Nesta técnica a correção do grau é feita por meio da aplicação do laser na superfície da córnea, sem cortes. É indicado para pacientes que têm córneas mais finas, assimétricas ou mais jovens, em geral.

Mesmo sendo uma técnica muito segura, a recuperação visual é mais lenta. O especialista alerta que no pós-operatório é fundamental evitar a exposição dos olhos à poeira e vento por 2 meses após a cirurgia.

Implantes Fácicos

Lentes fácicas são implantadas na íris ou atrás da mesma – Foto: DivulgaçãoLentes fácicas são implantadas na íris ou atrás da mesma – Foto: Divulgação

As chamadas lentes fácicas são implantadas nos olhos, fixadas na íris ou atrás da mesma, com objetivo de corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo quando a cirurgia refrativa a laser não pode ser realizada.

Isso geralmente ocorre em graus mais altos e córneas mais finas. Essas lentes possibilitam correção de aproximadamente 20 graus de miopia, 10 graus de hipermetropia e 7 graus de astigmatismo.

É feita com anestesia local, não havendo necessidade de internação e a recuperação visual inicia-se já nas primeiras 24 horas.

Sobre o profissional

Dr. Rafael Giordani, oftalmologista do Núcleo Integrado de Oftalmologia (NIO) – Foto: DivulgaçãoDr. Rafael Giordani, oftalmologista do Núcleo Integrado de Oftalmologia (NIO) – Foto: Divulgação

O médico oftalmologista Rafael Giordani é graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Tem título de Especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Fellowship em Córnea pela Universidade Federal do Paraná, também é especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal Fluminense.

RAFAEL GIORDANI – Oftalmologia – CRM/SC 14665 / RQE 7513

  • Ed. Koerich Beiramar Office – Av. Mauro Ramos, 1970 – sala 208, CEP 88020304, Centro – Florianópolis, SC
  • (48) 3012-4512 / (48) 99161-6688
  • Av. Barão do Rio Branco 461, CEP 88130-101, Centro – Palhoça, SC
  • (48) 3242-7788

Convênios: Unimed, Sidesc, Clin Card, Agemed, Assist Card, Mais Saúde, Life Empresarial Saúde e Premium Saúde.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo

+

Saúde Mais