Saiba para que serve o procedimento cardíaco feito por Moriel Costa, da banda Dazaranha

Em vídeo, Moriel explica porque necessitou de uma angioplastia e agradeceu as mensagens de carinho deixadas pelos fãs da banda

O cantor Moriel, da banda manezinha Dazaranha, passou recentemente por um procedimento de emergência no coração. Na terça-feira da semana passada (16), o artista de 52 anos necessitou de uma angioplastia, ou seja, uma intervenção não cirúrgica feita por cateter.

Moriel havia sido internado no último dia 12 após sentir um um leve desconforto peitoral – Foto: Marco Cezar/Divulgação/NDMoriel havia sido internado no último dia 12 após sentir um um leve desconforto peitoral – Foto: Marco Cezar/Divulgação/ND

Mas o que de fato é esse procedimento? Segundo o Hospital Albert Einstein, a angioplastia coronária, comumente chamada assim pelos médicos, é uma intervenção não cirúrgica que auxilia na retirada de obstruções das artérias que estão ligadas ao coração.

Com a inserção de um cateter nas artérias, o objetivo é aumentar o fluxo de sangue para o coração. Uma vez desobstruída, os médicos do Hospital explicam que são implantadas próteses dentro dos vasos sanguíneos – conhecidas como stents – para manter as artérias abertas.

No caso de Moriel, a esposa do artista, Luciana Coppio, informou que foram utilizados três stents para evitar uma nova obstrução dos vasos sanguíneos. A intervenção foi realizada pelo médico cardiologista Marcelo Harada.

Nas 24 horas seguintes ao procedimento, o correto é que o paciente fique em observação no Hospital, que foi o que ocorreu com Moriel. Ele precisou ser levado à UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital de Caridade, em Florianópolis, por “protocolo e precaução”, principalmente porque é alérgico à aspirina, como informou sua esposa.

Estado de saúde Moriel é estável

Em vídeo, o integrante do Dazaranha explicou que está bem, está em casa e segue se recuperando estavelmente. Ele aproveitou para ressaltar que fez vários exames pelo SUS, o Sistema Único de Saúde do país, antes de chegar à sala de cirurgia.

Moriel ainda exprimiu gratidão ao seu cirurgião e toda a equipe que trabalhou com ele durante a assistência médica, além de agradecer aos fãs pelo carinho.

O cantor também convidou o público para assistir o show do Dazaranha com a Camerata de Florianópolis no próximo dia 3 de dezembro. O vídeo completo pode ser conferido abaixo.

Moriel faz vídeo agradecendo fãs pelo carinho e explica procedimentos realizados – Vídeo: Internet/Divulgação/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...