Saiba qual é a única região de SC sem fila de espera de UTI Covid-19

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, há 46 pacientes aguardando por uma vagas nos hospitais catarinenses

A região da Grande Florianópolis é a única em Santa Catarina que não tem pacientes esperando por uma vaga nos leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados nesta terça-feira (8).

Meio-Oeste tem o maior número de pacientes na lista de espera por um leito de UTI – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Arquivo/NDMeio-Oeste tem o maior número de pacientes na lista de espera por um leito de UTI – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Arquivo/ND

A última vez que a região teve um paciente na fila por um leito de UTI foi no dia 24 de abril. Já no dia 26 do mesmo mês, foi a última ocasião em que a Grande Florianópolis teve pessoas na fila por um leito clínico. Desde então, ela também segue zerada.

A situação, porém, é diferente nas demais regiões de Santa Catarina. Nesta terça-feira, a lista de espera por um leito de UTI Covid contava com 46 solicitações, distribuídas da seguinte maneira:

  • Grande Oeste/Chapecó: 5;
  • Meio-Oeste/Joaçaba: 16;
  • Serra/Lages: 1;
  • Norte Nordeste/Joinville: 9;
  • Vale/Blumenau: 3;
  • Foz/Itajaí: 5;
  • Sul/Criciúma: 7;
  • Grande Florianópolis: 0.

Oeste volta a ter ocupação 100% dos leitos de UTI

O Meio-Oeste Catarinense segue sendo a região com o maior número de pacientes em espera por uma vaga. E isso fica ainda mais evidente quando se é levado em conta a taxa de ocupação dos hospitais públicos na região.

Segundo a SES, na atualização divulgada na manhã desta terça-feira (8), 100% dos leitos de UTI, destinados para a tratamento da Covid-19, estavam lotados. Os dados do painel também abrange os hospitais localizados na Serra.

O Grande Oeste é outra região que segue com 100% dos leitos ocupados. Já a taxa de ocupação em todo o Estado é de 96,90%, com 1.001 das 1.033 vagas ocupadas.

Mapa mostra a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Santa Catarina – Foto: SES/DivulgaçãoMapa mostra a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Santa Catarina – Foto: SES/Divulgação

Desde o início da pandemia, 987.848 casos da Covid-19 já foram confirmados, sendo que 19.094 continuam em acompanhamento. Além disso, 15.747 mortes já foram confirmadas no Estado. A taxa de letalidade atual é de 1,59%.

+

Saúde