Samu de SC recebeu quase 18 mil trotes em 2021; veja números completos e comparações
Secretaria de Estado da Saúde divulgou o relatório de janeiro a novembro, que aponta redução gradual ao longo dos últimos anos; em relação ao ano de 2018, diferença é de 65%
A Superintendência de Urgência e Emergência da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou nesta semana o relatório do número de trotes recebidos em 2021 pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santa Catarina.
De acordo com o levantamento, de janeiro até novembro deste ano, o serviço recebeu um total de 17.744 trotes. A boa notícia é que, ao comparar os números com os anos anteriores, a indicação é de melhora no cenário.

No ano de 2018, de janeiro até novembro, as ligações registravam 52.666 trotes. Isso representa uma diminuição de 65,8% em relação aos índices de 2021.
Leia mais
De acordo com a avaliação do governo Estadual, a redução no número de trotes deve-se ao investimento de campanhas de conscientização nas escolas, projetos pedagógicos e maior inserção nas comunidades.
“Cada ano que passa, nós percebemos essa diminuição e a pandemia também acentuou um entendimento de que todo tempo importa para o primeiro atendimento”, afirmou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.
No relatório divulgado pela SES, é possível observar os números divididos por cada mês dos últimos quatro anos.
Confira:

Ainda conforme a análise da SES, uma das propostas que tem sido diretamente responsável pela redução é o EducaSamu, que leva até as escolas o ensinamento básico para as crianças de quando chamar o 192.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ressalta que a prática pode provocar influências graves.
“Um trote repassado aos serviços do atendimento pré-hospitalar pode causar sérios transtornos em toda rede, pois as falsas chamadas ocupam as linhas telefônicas e podem causar atrasos nos atendimentos que realmente precisam de nossos profissionais”.