Samu fica sem ambulância com UTI para atendimento em Joinville

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está com ambulância em manutenção corretiva; veículo de Balneário Camboriú deve chegar à cidade ainda nesta quinta-feira (28)

Desde a tarde de terça-feira (26), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Joinville, no Norte de Santa Catarina, não conta com ambulância disponível para ser utilizada por médicos e enfermeiros que prestam auxílio em Unidade de Suporte Avançado (USA). Esse é o único veículo que possui suportes e equipamentos específicos para ocorrências graves. Há ainda outros quatro para atendimentos básicos.

Duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros Voluntários, com equipes do Samu e do CBVJ, atenderam vítimas de acidente na noite desta quarta-feira (27) – Foto: Ricardo Alves/NDTVDuas ambulâncias do Corpo de Bombeiros Voluntários, com equipes do Samu e do CBVJ, atenderam vítimas de acidente na noite desta quarta-feira (27) – Foto: Ricardo Alves/NDTV

A informação foi confirmada pela reportagem do ND+ com fontes ligadas ao Samu e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville – que preferiram não se identificar. Além disso, há áudios de profissionais da área que comprovam a ausência da ambulância no período.

Na noite desta quarta-feira (27), a reportagem da NDTV acompanhou uma ocorrência em que a equipe do Samu estava na ambulância do Corpo de Bombeiros Voluntários.

Empresa nega informação

A assessoria da Ozz Saúde, empresa que realiza a gestão do Samu em Santa Catarina, nega a informação e afirma que a ambulância sofreu baixa apenas nesta quinta-feira (28), para manutenção “corretiva”.

Segundo a empresa, uma unidade de Balneário Camboriú estava em deslocamento para ser utilizada na noite desta quinta-feira (28), em Joinville.

Até as 20h40, fechamento da reportagem, a ambulância não havia chegado ainda à cidade. Atualização, às 15h28: segundo a Ozz Saúde, ainda na noite de terça-feira (28) uma ambulância USA reserva chegou à cidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros Voluntários e Samu realizam atendimento na noite de quarta-feira (27) – Foto: Ricardo Alves/NDTVEquipes do Corpo de Bombeiros Voluntários e Samu realizam atendimento na noite de quarta-feira (27) – Foto: Ricardo Alves/NDTV

Esse é o único veículo disponível para a cidade de Joinville. O automóvel reserva foi direcionado para Canoinhas, na segunda-feira (25), e também está em manutenção corretiva.

Segundo a assessoria da Ozz Saúde, todas as manutenções preventivas dos veículos estão em dia. O automóvel de Joinville deve retornar da manutenção preventiva na sexta-feira (29).

Na região Norte, apenas outros dois municípios, Mafra e Jaraguá do Sul, possuem o serviço com UTI móvel.

Tempo maior para atendimento

Sem a ambulância disponível, uma do Corpo de Bombeiros Voluntários, que fica na rua Jaguaruna, no Centro, precisa se deslocar até o prédio do 8º Batalhão da Polícia Militar, na rua Aquidaban, no bairro Glória, onde a equipe médica tem ficado nos últimos dias.

O deslocamento desse trecho é de cinco minutos, o que pode comprometer atendimentos com vítimas em estado grave.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde