Santa Catarina abre 34 novos leitos de UTI para Covid-19

Hospitais contemplados estão na Serra, nas cidades de Correia Pinto, Urubici, Otacílio Costa e Bom Retiro; e no Planalto Norte, em Três Barras

Com 387 pacientes na fila de espera por um leito de UTI para Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico, o governo de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira (12) a abertura de mais 34 leitos para tratamento da doença no Estado.

Os hospitais contemplados estão concentrados na região da Serra catarinense, nas cidades de Correia Pinto, Urubici, Otacílio Costa e Bom Retiro; e no Planalto Norte, em Três Barras.

Outros 20 leitos de UTI foram abertos em Santa Catarina nesta quinta (11) – Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/SecomOutros 20 leitos de UTI foram abertos em Santa Catarina nesta quinta (11) – Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom

Confira a quantidade de leitos por hospital:

  • Hospital Felix da Costa Gomes, em Três Barras – 05
  • Hospital Faustino Riscarolli, Correia Pinto – 10
  • Hospital São José de Urubici, em Urubici – 10
  • Hospital Santa Clara, em Otacílio Costa – 06
  • Hospital Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro – 03

Nesta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, anunciou a pactuação de 20 novos leitos de UTI para a região do Extremo Sul do Estado.

Segundo o governo estadual, desde o início deste ano 161 novos leitos de UTI para Covid-19 foram viabilizados. Outros 269 leitos intensivos já estão pactuados e devem ser disponibilizados nas próximas semanas. Dessa forma, o total de novos leitos de UTI em 2021 deve chegar a 430.

Dentre os leitos ativados neste ano, estão incluídos cinco no Hospital Beira Mar Norte, os primeiros contratados pelo governo do Estado na rede privada. A unidade deve ativar outros 15 leitos intensivos nos próximos dias.

Além desses, as ativações mais recentes ocorreram no Hospital Celso Ramos (12), em Florianópolis; no Rio Maina (10), em Criciúma, e no Hospital de Gaspar (6).

Em Santa Catarina, 8.377 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 e 717.454 casos de infecção pelo novo coronavírus foram confirmados desde o início da pandemia. Atualmente, o Estado tem 38.342 casos ativos da doença. As informações são do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (11).

Novas restrições

O governo de Santa Catarina adotou novas restrições para conter a disseminação do coronavírus. Um novo ato oficial incluiu outras proibições, como atividades em piscinas coletivas, clubes sociais e marinas durante o final de semana.

As restrições para conter a pandemia no Estado foram estabelecidas nesta quarta-feira (10), no decreto 1.200, editado pelo governador Carlos Moisés (PSL). Algumas medidas valem já para este fim de semana, entretanto, outras ações se estendem até sexta-feira (19).

+

Saúde