Santa Catarina cancela os desfiles de 7 de Setembro em virtude da pandemia

Secretarias de Estado estimulam atividades a distância; Ministério da Defesa já havia orientado o cancelamento dos eventos da semana

O tradicional desfile cívico-militar, no dia 7 de setembro, não ocorrerá em Santa Catarina neste ano, como prevenção ao contágio da Covid-19. Apesar disso, ocorrerão atividades a distância na rede estadual de educação.

Além disso, uma campanha virtual será promovida por meio da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias.

Desfile na Semana da Pátria realizado em 2019 – Foto: Divulgação/Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom/ND

O cancelamento do evento já foi recomendado no início de agosto pelo Ministério da Defesa. Foi determinado, em portaria, que os comandantes de todas as Forças Armadas não participassem de nenhum evento no dia 7 de setembro.

“Essa medida é importante para que a saúde seja preservada em razão da pandemia da Covid-19, mas todo cidadão catarinense pode comemorar o 7 de setembro hasteando uma bandeira defronte a sua residência ou mesmo em suas janelas. Desta forma, nós brasileiros honramos o dia da nossa independência”, afirma o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina, Paulo Koerich.

A Secretaria de Educação afirma que a semana será celebrada a distância com interações virtuais ou atividades impressas. A pasta divulgará as iniciativa em breve, compartilhando as atividades nas redes sociais.

+

Saúde