Santa Catarina é referência em transplante de órgãos no Brasil

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, o SC no Ar recebeu o coordenador estadual do SC Transplantes, Joel de Andrade, que falou sobre as doações realizadas no Estado em 2021

Após um período de queda ocasionada pela pandemia, Santa Catarina registrou uma recuperação expressiva no número de doações de órgãos e tecidos este ano. Os números atualizados nesta segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, mostram que a SC Transplantes voltou a apresentar desempenho semelhante ao período pré-pandemia no Estado.

Santa Catarina é referência em transplante de órgãos no Brasil – Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/SecomSanta Catarina é referência em transplante de órgãos no Brasil – Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom

Para falar sobre a doação de órgãos no Estado, SC no Ar desta segunda-feira recebeu o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade.

“Nós tivemos em 2019 o melhor resultado da nossa história. Um resultado absolutamente marcante porque, ao final de 2019, nós acumulamos 47.4 doadores por milhão de população. Ficando dois pontos atrás do melhor resultado do mundo, que é o da Espanha. E aí, veio o ano de 2020, com a pandemia (…), e boa parte de 2021 com muitas dificuldades”, contou Andrade.

Nos últimos dois meses, até esta segunda-feira, foi registrado um total de 55 doações, sendo 26 em agosto e 30 em setembro. Se comparado com o mesmo período do ano passado, a SC Transplantes registrou 23 doações de órgãos em agosto e 19 no mês de setembro. No total, já foram registradas 193 doações em 2021.

Saiba mais sobre a doação de órgãos em Santa Catarina na entrevista!

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...