Santa Catarina tem o primeiro caso de zika vírus confirmado em uma mulher grávida

A mulher é moradora de Brusque, está na 34ª semana de gestação e contraiu o vírus em uma viagem à Chapada dos Guimarães

Uma mulher grávida de 31 anos, moradora de Brusque, está infectada com o zika vírus. A secretaria de saúde do município teve a confirmação do diagnóstico nesta quinta (28) após receber os exames laboratoriais da paciente. É o primeiro caso de Zika no Estado em uma gestante. Os resultados para dengue deram negativos, mas ela ainda aguarda o resultado dos exames para a febre chikungunya. 

Agência Brasil

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus

Ela é uma paciente moradora de Brusque, está na 34ª semana de gestação, e contraiu o vírus em uma viagem à Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso, no fim de 2015. A mulher retornou à cidade no dia 8 de janeiro apresentando os primeiros sintomas. 

Segundo a coordenadora do programa de controle da dengue em Brusque, Fernanda Lippert, foi realizada uma varredura no bairro onde a gestante mora – que é residencial e fica próximo ao Centro, mas não foi divulgado pela secretaria – para verificar a possibilidade de encontrar o Aedes aegypti no local, mas o bairro não tem focos. Junto ao trabalho de prevenção, a equipe continua monitorando todos os focos positivos da cidade.

Além de ser o primeiro caso confirmado de um gestante, é o primeiro caso no município. Fernanda explicou que há mais quatro casos suspeitos na cidade aguardando análise laboratorial, mas ressaltou que em 2015 foram vários casos suspeitos e todos descartados.

O último boletim epidemiológico da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) do Estado, foi divulgado na terça-feira (26), com registro de 31 casos suspeitos notificados. Deste total, cinco foram confirmados, três foram descartados e 24 permaneciam em investigação. Os casos de zika vírus foram registrados em Florianópolis (1), Braço do Norte (1), Itapoá (1) e Ipuaçu (2). Todos os casos confirmados são importados, ou seja, os pacientes foram infectados em outros Estados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...