Primeiros casos da variante Delta são confirmados em SC

Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Cinco casos da variante Delta da Covid-19, considerada mais transmissível, foram confirmados nesta terça-feira (20) em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), tratam-se dos primeiros casos importados diagnosticados no Estado. Os pacientes são tripulantes de um navio ancorado próximo ao porto da cidade.

Porto de São Francisco do SulCasos da variante foram confirmados nesta terça-feira (20) – Foto: Divulgação/Secom/ND

O resultado do sequenciamento genômico foi confirmado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que recebeu as amostras encaminhadas pelo Lacen/SC (Laboratório Central de Saúde Pública).

O Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), da Dive, foi notificado em 14 de julho e segue acompanhando as investigações dos casos em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Joinville e a Secretaria Municipal de Saúdede São Francisco do Sul e de Joinville, que monitora os contatos intra-hospitalares.

Internações

Segundo a prefeitura de Joinville, que atendeu os viajantes, a investigação começou na semana passada, quando seis tripulantes com sintomas da Covid-19 entraram no Brasil pelo Porto de São Francisco do Sul. Eles vinham da África.

HospitalA investigação começou na última semana – Foto: Flavio Tin/Arquivo/ND

Os pacientes receberam atendimento em um hospital particular da cidade. Como a África possui registro de casos com a variante delta, as amostras foram enviadas para sequenciamento genético pela equipe da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville.

O material de cinco destes pacientes, então, apresentou condições de passar pelo sequenciamento genético, com resultado positivo para a variante delta.

O navio

O navio M/V ARISTIDIS, de bandeira do Chipre, chegou a Santa Catarina em 13 de julho, vindo da Austrália com saída registrada no mês de maio. Passou por Singapura, Índia, registrando a última parada na Ilha da Reunião, no continente da África, em junho.

A embarcação cumpre o regime de quarentena, segundo orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para a Covid-19 em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados, sendo encaminhados para o município de Joinville.

Todos já receberam alta e retornaram para São Francisco do Sul com a recomendação de manterem isolamento no navio, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

A variante Delta

A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Até o dia 19 de julho, já foram confirmados 110 casos da Delta em território brasileiro, sendo que apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...