São José vai testar profissionais da educação antes da volta às aulas

Câmara de Vereadores também pediu inclusão dos professores no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19; aulas da rede municipal voltam em 1º de março

A prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, vai realizar testes de Covid-19 nos cerca de 2.500 profissionais da educação municipal antes do início das aulas, marcado para o dia 1º de março. 

Teste para Covid-19Inclusão de professores no grupo prioritário de vacinação depende da chegada de mais doses da vacina – Foto: Reprodução/ND

A proposta – encaminhada pela Câmara, após reunião com as secretarias da Saúde e da Educação – foi enviada ao Executivo municipal na última semana.

Os vereadores também haviam solicitado a inclusão dos professores no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. A prefeitura afirmou, no entanto, que depende do repasse de mais doses pelo governo federal.

“Sou educadora e sei da importância do trabalho, no dia a dia, com os alunos. É de fundamental importância que os educadores estejam no grupo prioritário”, defendeu a presidente da Câmara, Méri Hang (PSD), que está à frente da iniciativa.

O município teria alegado que não tem autorização para compra das vacinas, mas não descartou a inclusão dos profissionais da educação em caso de novas doses recebidas. “A preocupação é a rede de contato que a escola tem. A escola é um organismo vivo que tem interações”, Hang acrescentou.

Plano municipal

São José iniciou, nesta terça-feira (9), a vacinação de idosos acima de 90 anos. A imunização, que acontece em sistema de drive thru, ainda contempla a primeira fase do programa, que só será concluída com a vacinação de pessoas a partir de 60 anos.

No momento, de acordo com o cronograma municipal, professores estão enquadrados na quarta fase da vacinação, junto com profissionais das forças de segurança e salvamento e do Sistema Prisional.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde