Sarampo: campanha nacional de vacinação termina na sexta-feira

Em Blumenau, as salas de vacinação dos sete Ambulatórios Gerais funcionam até as 18h para receber a comunidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira (13). Desde o início da mobilização, no dia 10 de fevereiro, 8.391 doses foram aplicadas em Blumenau.

Para se imunizar, basta procurar uma unidade de saúde com sala de vacinação. Os endereços e horários estão disponíveis aqui. Os Ambulatórios Gerais também estão aplicando as doses até as 18h.

Leia também:

Entretanto, o fim da campanha nacional não significa que a vacina não estará mais disponível. Isso porque, segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, é possível se imunizar ao longo de todo o ano.

Casos e indicações

Em janeiro, Blumenau registrou o primeiro caso de sarampo deste ano. A doença foi contraída em outra cidade de Santa Catarina por um jovem de 24 anos. Ele teve contato com uma pessoa que estava com a doença.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a dose zero e depois repetir a vacina ao 12 e aos 15 meses.

Leia também:

Até 29 anos é necessário ter duas doses contra o sarampo registradas na carteira de vacinação; e de 30 a 49 anos, uma dose. Em 2019, foram aplicadas em Blumenau 30.628 mil doses da vacina que protege contra o sarampo.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde