Saúde alerta para fake news sobre coronavírus no Norte do Estado

Mensagem falsa sobre supostos casos da doença na região está circulando nas redes sociais

A Secretaria de Estado de Saúde desmentiu a fake news que circula nas redes sociais envolvendo supostos casos do novo coronavírus no Norte de Santa Catarina. A arte, que vem sendo compartilhada na internet, alega que 53 casos da doença estão sob investigação na região.

Em Santa Catarina, quatro casos suspeitos foram descartados – Foto: Pixabay/Divulgação

A imagem, que contém a logomarca do SUS e do Governo do Estado, alega que também há 38 casos do vírus em Joinville e que a maioria dos pacientes seria homens entre 18 e 25 anos. A “fake news” coloca, ainda, que o coronavírus chegou na região com um homem vindo da Guiné e o aumento do número de suspeitas seria por conta do feriado de Carnaval.

Com a repercussão da imagem, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota de esclarecimento. A pasta afirma que a imagem é completamente falsa e que utiliza de forma indevida a logomarca da secretaria.

Arte está sendo compartilhada nas redes sociais – Foto: Secretaria de Estado da Saúde/Divulgação/ND

Além disso, a nota ressalta que o Estado conta com dois casos suspeitos de coronavírus e que outros quatro já foram descartados. Todos os números constam na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, que compila os dados da doença no país.

Por fim, a Secretaria pede que as pessoas não compartilhem notícias falsas e sempre consultem as fontes oficiais.

Veja a nota do Governo na íntegra:

“A Secretaria de Estado da Saúde alerta para a circulação de fake news envolvendo supostos casos do novo coronavírus no norte de Santa Catarina. A arte veiculada em redes sociais, COMPLETAMENTE FALSA, alerta para casos na cidade de Joinville e utiliza de FORMA INDEVIDA, a logomarca do Governo do Estado.

Vale ressaltar que Santa Catarina conta com dois casos suspeitos e outros quatro já foram descartados. Os números constam na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) do Ministério da Saúde, responsável por compilar os dados no país.

Na página da SES (www.saude.sc.gov.br/coronavirus) é possível encontrar dicas de prevenção, explicações sobre o novo coronavírus e a doença causada – chamada pela Organização Mundial de Saúde de Covid-19 (corona virus decease, em inglês) -, além de dados no Brasil e no mundo, atualizados diariamente pela Plataforma IVIS.

Para se manter informado, consulte as fontes oficiais. Não compartilhe notícias falsas”

Leia também:

+

Saúde