SC começa o planejamento para vacinar idosos contra Covid-19

Estado já recebeu mais de 213 mil doses e irá começar nova etapa de vacinação assim que receber novo lote do Ministério da Saúde

O planejamento para as próximas etapas de vacinação contra a Covid-19 já iniciou pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O próximo grupo prioritário a ser vacinado em todo o Estado será o dos idosos, a iniciar pela população com 90 anos ou mais.

Retirada de dose de vacina contra Covid-19SC começa planejamento para vacinar idosos contra Covid-19 – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a nova etapa de vacinação vai começar no momento em que Santa Catarina receber uma nova remessa de doses do Ministério da Saúde, o que ainda não tem previsão para ocorrer.

O secretário de saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, explica que assim que um novo lote de vacinas chegar ao estado, ele será imediatamente distribuído para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica, que por sua vez encaminharão aos 295 municípios catarinenses e assim iniciar uma nova etapa de vacinação.

“Até o momento, temos conseguido fazer a distribuição das vacinas que chegam ao estado em um curto período de tempo, o que demostra a união de Santa Catarina na imunização da nossa população”, ressalta.

Neste primeiro momento, a vacinação dos idosos será escalonada, ou seja, haverá subgrupos para que a vacina seja aplicada.

Veja quais são os subgrupos, de acordo com a faixa etária:

  • Com 90 anos ou mais;
  • 85 a 89 anos;
  • 80 a 84 anos; e
  • 75 a 79 anos.

Os demais idosos, com menos de 75 anos, também serão vacinados, conforme o recebimento de novas doses.

Doses recebidas

Até o momento, Santa Catarina recebeu o total de 213.140 doses de vacina contra o novo coronavírus. As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Estado em três remessas que chegaram nos dias 18, 24 e 25 de janeiro.

Relembre quando foram recebidas as doses:

+

Saúde