SC condensa portarias em onze documentos: Confira como ficam as regras da pandemia

Os documentos estipulam regramentos para as atividades que já estavam com restrições impostas, porém unificam a documentação

Na noite desta sexta-feira (29) Santa Catarina redesenhou as medidas de combate à pandemia no Estado.

Isso, pois o governo estadual optou por condensar as medidas anteriores e, agora, vigoram 11 portarias no total.

Logo na entrada, havia totens de álcool em gel para higienização dos alunos – Foto: Divulgação/Paola Steffanon/NDLogo na entrada, havia totens de álcool em gel para higienização dos alunos – Foto: Divulgação/Paola Steffanon/ND

Os documentos estipulam regramentos para as atividades que já estavam com restrições impostas, porém unificam a documentação.

Ou seja, não existem grandes mudanças nas medidas, mas as portarias antigas estão revogadas, dando lugar às unificadas.

“O objetivo desse trabalho foi reunir os regramentos vigentes para as diversas atividades em documentos únicos para cada segmento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Confira, abaixo, como fica cada setor após a publicação dos documentos.

Futebol recreativo

Permanece liberado e sem restrições, já que a portaria recente revoga a anterior sem estabelecer novos regramentos

Serviços de Alimentação

Devem garantir distanciamento de 1,5m entre clientes, com sinalização nas mesas, fornecer álcool 70% e luvas descartáveis no buffet.

A degustação segue proibida, e a ventilação e higienização dos locais deve ser intensificada.

Música ao vivo é permitida, com distanciamento entre os artistas e os clientes, porém fica proibida a publicidade e propaganda que promova aglomerações além da promoção de danças e atividades afins.

Auto Escolas

Máscaras obrigatórias, disponibilização de álcool gel e distanciamento de 1,5m entre pessoas seguem vigentes.

Deve ser priorizada a ventilação natural, com janelas abertas, e os alunos e funcionários que tiverem sintomas devem ser afastados temporariamente.

Após cada aula prática, deve-se limpar o interior do veículo com álcool 70% e, no fim do expediente, a parte externa deve ser lavada com água e sabão.

Shoppings e galerias

Parques, praças e afins ficam proibidos de funcionar nas regiões em risco potencial gravíssimo, limitados em 30% nas regiões com risco grave, 50% para risco alto e 100% em risco moderado, ainda que o distanciamento de 1,5m seja exigido.

Já os shoppings, ficam limitados em 50% nas regiões de risco gravíssimo, 75% em risco grave e 100% nas demais situações.

Estes locais, assim como o comércio de rua, devem manter as janelas abertas, intensificar a higienização e disponibilizar álcool 70%.

Bebedouros estão proibidos, assim como a prova de cosméticos. A prova de roupas, porém, segue permitida, mas com utilização de máscara.

As praças de alimentação devem garantir 1,5m entre os clientes e, assim como os demais estabelecimentos, higienizar as máquinas de cartão.

Atividades de pesca

A portaria firma a utilização de embarcações e redes de acordo com as “legislações de pesca e de navegação vigentes” e ter dois tripulantes que garantam o cumprimento das regras sanitárias.

Além disso, na pesca por canoa, a operação não poderá ter mais do que 50 pessoas, em caso de canoa com remo, e 25 para canoa motorizada.

Agências e correspondentes bancários

Priorização do afastamento de pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos (grupo de risco), distanciamento de 1,5m, intensificação na higienização.

Os trabalhadores que atendem o público deverão utilizar máscaras faceshield ou máscaras cirúrgicas. Todos os trabalhadores que tiverem suspeita ou confirmação da Covid-19 devem ser afastados.

Atividades Industriais

Distanciamento de 1,5m, higienização do ponto eletrônico, programação na utilização dos vestiários para evitar aglomerações, bebedouros adaptados para só ser possível encher garrafas, e limite nos refeitórios para que possam garantir distanciamento entre os trabalhadores.

Casos de suspeita ou confirmações devem ser afastados e procurarem ajuda médica. Além disso, os veículos de fretamento dos trabalhadores devem ter limite de 70% na ocupação.

Frigoríficos

Priorização pelo afastamento sem prejuízo de salários dos trabalhadores do grupo de risco, medição da temperatura na entrada e orientação para trabalho remoto em setores administrativos.

A portaria também proíbe o uso de sistemas de desinfecção por meio de um túnel onde são pulverizados produtos desinfetantes diretamente sobre as pessoas.

Programação na utilização dos vestiários, água potável disponível, já que os bebedouros serão proibidos, e a cada troca de turno realizar a limpeza e desinfecção dos refeitórios, vestiários e salas de descanso, com álcool 70% ou outro desinfetante.

Áreas de lazer seguirão proibidas e os veículos de fretamento devem ser higienizados internamente.

Em caso de suspeita ou confirmação, deve ser realizada desinfecção do ambiente e o monitoramento dos demais casos.

Cursos livres e pré-vestibulares

Obrigatoriedade de máscaras, disponibilização de álcool 70%, mantimento das janelas abertas para ventilação natural, proibição de catracas e de sistemas de ponto.

Pisos das salas de aula devem ser higienizados uma vez ao dia, incluindo mobiliários e aparelhos de informática.

Quando houver lanchonete no local, devem ser seguidas as regras estipuladas na portaria de serviços de alimentação.

Casos ou suspeitas devem ser afastados e o monitoramento da infecção deve ser feito.

Serviços Drive-in

Todos os envolvidos devem estar de máscara, a temperatura deve ser medida na entrada, depósitos e afins devem ser higienizados uma vez ao dia.

O limite de vagas oficial do evento deve ser limitado em 50%, e cada carro deverá ser ocupado por, no máximo, quatro pessoas.

Ingressos devem ser comprados somente pela internet e os pedidos de alimentação devem ser feitos somente de dentro do carro, via aplicativo ou afins.

Serviços essenciais

Distanciamento de 1,5m, intensificação na higienização e afastamento de quem estiver com suspeita ou confirmação de caso da Covid-19, sendo realizado o monitoramento posterior.

+

Saúde

Loading...