SC confirma caso de nova variante do coronavírus no Alto Vale

A paciente é uma mulher de 54 anos, moradora de Humaitá, no estado do Amazonas, que estava hospedada em Rio do Sul; ela já teve alta hospitalar

Santa Catarina registrou nesta segunda-feira (22) o quinto caso da nova variante do coronavírus. A paciente é uma mulher de 54 anos, moradora de Humaitá, no estado do Amazonas, que estava hospedada em Rio do Sul, no Alto Vale.

SC confirma caso de nova variante do coronavírus no Alto Vale – Foto: Robson Valverde/SecomSC confirma caso de nova variante do coronavírus no Alto Vale – Foto: Robson Valverde/Secom

De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a mulher foi atendida na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Rio do Sul e depois transferida para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, onde ficou internada. A paciente já teve alta hospitalar.

O caso foi confirmado pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) no dia 19 de janeiro, após a Fiocruz realizar o sequenciamento genético que identificou a variante brasileira, chamada por especialistas de P1.

A nova cepa tem algumas mutações que, inicialmente, pela avaliação realizada por cientistas do Amazonas, identificou uma maior capacidade de transmissão do vírus. Por enquanto, não identificou-se uma maior capacidade de causar doença grave, ou mesmo a perda da resposta às vacinas que estão sendo usadas no país.

>> Leia também: Para Dive, não há evidências de variantes da Covid-19 em Chapecó

Até o momento, também foram registrados dois casos da nova variante do coronavírus em Joinville e outros dois em Florianópolis. A Dive/SC também informou que todos pacientes já tiveram alta hospitalar.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde