SC deve receber 120 mil vacinas da Janssen, de dose única, nos próximos dias

Segundo o prefeito Gean Loureiro (DEM), com nova remessa será possível iniciar a imunização de grupos de 46 a 45 anos na Capital

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), informou, nesta sexta-feira (25), que Santa Catarina deverá receber 120 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, fabricada pela Johnson & Johnson, na próxima semana. Com isso, será possível iniciar a imunização de grupos de 46 a 45 anos na Capital.

SC deve receber 120 mil doses da Janssen- Foto: João Viana/Semcom/Divulgação/NDSC deve receber 120 mil doses da Janssen- Foto: João Viana/Semcom/Divulgação/ND

Procurada, a prefeitura, no entanto, informou que não possui confirmação da data. A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) afirmou que não tem informações do Ministério da Saúde sobre a remessa.

O prefeito está nesta manhã no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, para receber a doação dos Estados Unidos de 3 milhões de doses do imunizante da Janssen. Dessa remessa, deverá ser entregue as 120 mil doses ao Estado.

“Uma doação dos EUA através de um pedido do Consórcio Conectar, que representa as cidades brasileiras, FNP [Frente Nacional de Prefeitos], em parceria com MS [Ministério da Saúde]”, disse Loureiro em publicação na sua conta do Twitter.

O quantitativo, porém, não faz parte das doses compradas pelo governo federal pelo Covax — iniciativa da OMS (Organização Mundial de Saúde), da Aliança Gavi e da CEPI (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias), que trabalha para a distribuição de imunizantes contra a doença do novo coronavírus aos países mais pobres.

Gean Loureiro em Campinas, aguardando as doses da Janssen, nesta sexta-feira (25) – Foto: Twitter/Reprodução/NDGean Loureiro em Campinas, aguardando as doses da Janssen, nesta sexta-feira (25) – Foto: Twitter/Reprodução/ND

A FNP disse que “no dia 27 de março, oficializamos o pedido de doação dos imunizantes e ontem enviamos um agradecimento a Joe Biden”. A entidade também reforçou a importância da imunização, em postagem no Twitter.

“Apenas com vacinação em massa que será possível diminuir a transmissão do vírus, o número de casos, de internações e de mortes, e o sofrimento da população.”

Vacinação para “tios da sukita e jogadores de tazo” na Capital

Em uma postagem bem-humorada, Gean Loureiro afirmou que, com a vacinação do grupo de pessoas com 47 anos, será possível cumprir a expectativa de avançar na faixa de 48 anos em junho. Assim, “no mês de julho, a geração ‘tio da sukita’ segue sendo vacinada. Agosto deve ser a vez dos ‘jogadores de tazo'”, brincou o prefeito.

A secretaria municipal de saúde da Capital antecipou a vacinação de pessoas com 49 anos nesta sexta-feira. No sábado (26), serão vacinadas pessoas de 48 e 47 anos ou mais sem comorbidades.

O avanço foi possível graças a entrega de nova remessa de vacinas nesta quinta-feira (24), para retomar a imunização com a primeira dose. Foram recebidas 265 mil doses da Pfizer, Coronavac e Janssen.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...