SC encerra campanha de multivacinação para crianças e adolescentes nesta semana

Desde o início da campanha, 1º a 22 de outubro, 98.710 crianças e adolescentes tomaram ao menos uma dose das vacinas disponibilizadas

Santa Catarina encerra nesta sexta-feira (29) a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses da vacina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/NDCrianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses da vacina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação/ND

Segundo levantamento feito pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), desde o início da campanha, 1º a 22 de outubro, 98.710 crianças e adolescentes tomaram ao menos uma dose da vacina.

Entre as doses aplicadas estão todas aquelas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente:

  • Vacina BGC, que previne formas graves da tuberculose;
  • Tríplice Viral, que previne a caxumba, o sarampo e a rubéola;
  • Febre amarela;
  • Polio, que protege contra a poliomielite.

Objetivo é resgatar crianças

A chefe da divisão de imunização da Dive, Chaiane Natividade Gonçalves, explica que mesmo após o término da campanha as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde de todas as cidades do Estado.

“A campanha tem como principal objetivo resgatar crianças e adolescentes não vacinados e serve como um alerta para pais e responsáveis sobre a importância de manter a vacinas em dia, a fim de evitar inúmeras doenças. A procura por essas vacinas deve ocorrer ao longo de todo o ano”, afirma.

Para saber os locais, datas e horários de vacinação, a população deve procurar informações junto a secretaria de saúde do município de residência.

Os pais e responsáveis que estão com dúvidas sobre a situação vacinal dos filhos, devem levar a criança ou o adolescentes até um posto, com a carteirinha de vacinação em mãos, para verificar se todas as doses estão em dia.

+

Saúde

Loading...