SC reduz fila, mas mantém 290 pacientes esperando por UTI

Fila foi reduzida em relação às semanas anteriores, mas apesar da queda nos casos ativos, unidades de UTI ainda estão lotadas e SC segue com alta média de mortes em decorrência da Covid-19

Após uma baixa, Santa Catarina apresenta 290 pacientes aguardando tratamento em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com um total de 1.014 infectados pela Covid-19 internados, segundo dados desta quarta-feira (31).

sc; leitos; covid-19; fila; utiRegião Norte segue apresentando dados mais críticos, com maior fila e epicentro ainda sendo Joinville – Foto: Prefeitura de Itajaí/Secom/Divulgação

Apesar de os dados da Secretaria de Saúde indicarem 98% dos leitos adultos ocupados, o número é “virtualmente inferior à realidade”, já que há alta volatilidade nas internações e o Estado já vive o colapso do sistema público de saúde há praticamente um mês inteiro.

Os últimos dias ainda tiveram relativa queda no número de casos ativos, que chegaram a beirar os 40 mil, mas atualmente são 26,3 mil.

Contudo, cada paciente infectado permanece cerca de duas semanas em UTI, e segundo dados nacionais publicados na The Lancet Respiratory Medicine, seis a cada dez pacientes morrem internados.

Além disso, pesquisadores tem ressaltado que a avaliação de que já há uma melhora da pandemia em Santa Catarina, fruto de restrições ocasionais, é relativamente apressada. O governador Carlos Moisés (PSL) afirmou que “os casos ativos têm apresentado queda sustentada nas últimas semanas”.

Para o pesquisador Lauro Mattei, o indicador é frágil e a análise não demonstra um dado de queda sustentada, dando impressão de “uma análise apressada”.

“A média semanal de casos, evolução do Rt e média semanal móvel de óbitos continuam apresentando uma tendência robusta de crescimento, implicando na necessidade de mais medidas preventivas para reduzir a curva de contágio da população catarinense e, com isso, abrir a possibilidade para uma redução também no número de óbitos”, afirma.

Regionalmente, a situação ainda se mostra agravada especialmente no Norte, que soma praticamente o dobro de pacientes na fila se comparada às demais regiões.

Veja como está a fila à espera de um leito de UTI Covid em SC:

  • Grande Oeste – Chapecó: 27
  • Meio-Oeste – Joaçaba: 27
  • Serra – Lages: 24
  • Norte – Joinville: 86
  • Vale – Blumenau: 10
  • Foz – Itajaí: 41
  • Sul – Criciúma: 46
  • Grande Florianópolis: 29
+

Saúde