SC confirma mais de 160 mortes pela Covid-19 em 24h pelo segundo dia seguido

Número é próximo do recorde, de 167 mortos registrados em um único dia, que ocorreu somente um dia antes

Os dados desta quarta-feira (17), indicam uma alta de 5.764 casos da Covid-19 nas últimas 24h em Santa Catarina, além das 163 mortes registradas.

São 746 mil confirmações no total, desde o início da pandemia, com 35,4 mil pacientes que ainda são considerados casos ativos.

O número é próximo do recorde de mortes em um único dia, alcançado neste terça (16), com 167 mortos em 24h, somente quatro a mais.

Apesar da baixa taxa de letalidade, SC segue com escalada no número de mortos e contaminados a cada dia – Foto: Willian Ricardo/NDApesar da baixa taxa de letalidade, SC segue com escalada no número de mortos e contaminados a cada dia – Foto: Willian Ricardo/ND

O Estado vem demonstrando um grande agravamento da pandemia, com pico de casos, mortes e um colapso do sistema público de saúde.

Desde o início da pandemia, foram 9.121 mortes registradas, o que deixa a taxa de letalidade como a menor do país. Isso, pois os casos confirmados também têm crescido drasticamente no Estado.

As mortes, segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, seguem uma tendência em relação ao pico de casos, concentrando-se principalmente nas cidades que tiveram agravamento da situação nas últimas semanas: Chapecó, Florianópolis e Joinville.

“Esse dado reflete a situação grave em termos de casos das últimas quatro semanas. É um acumulado de casos envolvendo também os jovens e pessoas que foram infectadas nas últimas semanas. Temos percebido um histórico de casos ativos justamente de pessoas mais jovens que se expuseram ou tiveram contato com quem se expôs à aglomerações”, afirma.

O pico é acompanhado pelo principal problema da pandemia, a superlotação hospitalar. O Estado sofre um colapso atualmente, com medidas emergenciais para angariar mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), considerando que são 457 catarinenses na fila de espera.

Florianópolis e Joinville somam os números mais críticos, com 65 e 71 pacientes que estão na fila da UTI, além do fato que ambas as cidades concentram o maior número de casos, com mais 20 mil confirmações a mais do que os demais municípios.

Os municípios com mais casos confirmados da Covid-19 em SC são:

  • Joinville:71.975
  • Florianópolis: 65.697
  • Blumenau: 39.340
  • Chapecó: 29.542
  • São José: 28.811
  • Criciúma: 25.423
  • Palhoça:22.626
  • Balneário Camboriú: 20.029
  • Brusque: 19.155
  • Itajaí: 18.916

SC tem menos de 2% da população vacinada

Os últimos dados, também desta quarta (17), indicam um total de 102,5 mil catarinenses que foram totalmente imunizados, considerando as aplicações das duas doses da vacina. São 311 mil que já tomaram a primeira dose.

Ou seja, ainda são menos de 2% dos catarinenses que já foram totalmente imunizados, sendo que a campanha de vacinação segue abarcando somente os grupos prioritários.

Atualmente, 38,5% dos trabalhadores da saúde já foram totalmente imunizados, 99% dos idosos em instituições de longa permanência, e praticamente 60% dos indígenas.

Balanço preliminar de doses aplicadas – Foto: Divulgação/DIVE/SC/NDBalanço preliminar de doses aplicadas – Foto: Divulgação/DIVE/SC/ND
+

Saúde