SC não tem previsão de novas remessas de vacinas da Covid-19

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, apenas 11.132 pessoas tomaram a segunda dose da vacina contra a doença, o que representa apenas 5,4% do grupo prioritário

Santa Catarina não tem previsão de uma nova remessa de doses das vacinas contra a Covid-19. A informação é da SES (Secretaria de Estado da Saúde) nesta segunda-feira (15).

Senhora recebe imunização contra Covid-19 de agenda da saúdeSanta Catarina não tem uma previsão de quando receberá novas remessas de vacinas do Ministério da Saúde – Foto: Chaiana Muller/PMF/Divulgação/ND

O Estado completou a imunização contra a doença em 5,4% das pessoas do grupo prioritário, ou seja, de 207.133 pessoas, apenas 11.132 tomaram a segunda dose. Ainda segundo a SES, o Ministério da Saúde não sinalizou quando uma nova remessa de vacinas será enviada.

Até o momento, foram recebidas 298 mil doses do imunizante. Dessas, 129.295 foram aplicadas, o que corresponde a 43% do estoque. Os dados da aplicação da vacina são do mapa do Grupo ND, do último sábado (13), que coleta informações das secretarias de saúde estaduais e municipais.

A primeira dose foi aplicada em 118.163 pessoas dos grupos prioritários no Estado, o que representa 1,57% dos catarinenses.

Em entrevista ao Grupo ND na última sexta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, garantiu que as quatro primeiras fases da vacinação devem ser concluídas até junho, no máximo julho, no Estado.

Vacinação na Capital

Florianópolis vacinou 13.056 pessoas com a primeira dose até esta segunda, de acordo com o vacinômetro do município. Dessas, 2.964 completaram a imunização com a segunda dose.

Até o início da tarde desta segunda, a Secretaria de Saúde da Capital não soube informar quantas doses ainda restam para imunizar os grupos prioritários, nem soube precisar uma data de quando terá vacinas disponíveis.

O município iniciou na quarta-feira (10) uma força-tarefa para concluir a vacinação em idosos acima de 90 anos, prevista para o último sábado (13). A Secretaria de Saúde da Capital informou que 1.638 idosos foram vacinados. Contudo, o sistema de cadastro do SUS Municipal registra 2.150 idosos, o que significa que falta vacinar cerca de 512 pessoas.

Força-tarefa para imunização em Joinville

Já em Joinville, no Norte do Estado, mais de 1,7 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 neste fim de semana. Os imunizantes foram aplicados durante uma força-tarefa coordenada por profissionais da Secretaria da Saúde da cidade.

No sábado (13) foram 890 pessoas, enquanto no domingo (14), 817 receberam a primeira dose da vacina. Todos são trabalhadores da saúde que se enquadram em algum dos três grupos prioritários atendidos neste momento: os que atuam em hospitais, os que possuem comorbidades e aqueles acima de 60 anos.

Leitos de UTI

No Estado, os leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) estão com 78% de ocupação, sendo 521 ocupados por pacientes com Covid-19 e 678 por outras enfermidades, conforme último boletim da SES, do dia 12 de fevereiro.

Neste fim de semana de Carnaval, foram registradas diversas aglomerações pelo Estado. Na Capital catarinense, policiais militares tiveram que dispersar, na madrugada de domingo (14), cerca de 400 pessoas que se aglomeravam na rua Victor Meirelles, no Centro da cidade.

Na Grande Florianópolis, a taxa de ocupação ultrapassa 80%. De 266 leitos ativos, 81 estão ocupados por Covid-19 e 132 por outras enfermidades.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Saúde