‘É sensacionalismo associar a vacina da Covid-19 à trombose’, diz cirurgião vascular

SC no Ar desta quinta-feira (16) recebeu o cirurgião Gilberto Galego, que falou sobre o combate e a prevenção à doença

No Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, o SC no Ar recebeu o cirurgião vascular e secretário geral da SBACV-SC (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional de Santa Catarina) Gilberto Galego. No programa desta quinta-feira (16), o médico falou sobre a doença e tirou dúvidas sobre a relação entre ela e a vacinação contra a Covid-19.

Cirurgião também descreveu o que é a trombose – Foto: PixabayCirurgião também descreveu o que é a trombose – Foto: Pixabay

De acordo com Galego, “é sensacionalismo e fake news a vacina [da Covid-19] à trombose”. “O risco de uma trombose de um paciente que toma a vacina é muito menor do que aqueles pacientes que fumam, que tomam pílula para não engravidar ou ainda muito menor do que os pacientes que têm a doença Covid-19”, explicou o cirurgião.

Galego também descreveu o que é a trombose: “É quando existe a formação de um coágulo, de um trombo, dentro de algum vaso. Esse vaso pode ser uma artéria ou pode ser uma veia, são dois tipos de circulação. Artéria é o vaso que leva sangue do coração para todo o corpo e veia é o vaso que leva o sangue de volta para o coração. A trombose mais comum que a gente vê com mais frequência é a trombose na veia, que acontece geralmente nas pernas.”

Confira as dicas de prevenção à trombose na entrevista completa!

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...