No Dia Mundial do Alzheimer, neurologista fala sobre a importância da conscientização

O SC no Ar desta terça-feira (21) recebeu o médico Fernando Cini, que falou sobre a doença e as formas de tratamento

Cerca de 1 milhão de pessoas sofrem de demência no Brasil. Segundo a ABN (Academia Brasileira de Neurologia), a maioria desses pacientes tem a doença de Alzheimer. No dia mundial de conscientização sobre a doença, que acontece nesta terça-feira (21), o SC no Ar recebeu o neurologista Fernando Cini para falar sobre o tratamento.

“É uma data de conscientização da doença de Alzheimer. É uma doença bem presente em populações de mais idade e que hoje a gente tem alguns tratamentos que conseguem manter a qualidade [de vida] do paciente. Então, é importante essa conscientização tanto para o paciente quanto para o familiar”, informou o neurologista.

Alzheimer atinge maioria dos brasileiros com demência – Foto: PixabayAlzheimer atinge maioria dos brasileiros com demência – Foto: Pixabay

Cini falou também sobre um novo medicamento que foi aprovado nos Estados Unidos e promete tratar a doença.

“A gente não tem muito determinado qual foi o mecanismo que fez o início do problema metabólico. Isso torna um pouco mais difícil combater essa causa, uma vez que a gente não tem ela bem definida, mas existe na célula nervosa do paciente alguns marcadores. E essa medicação evidenciou que num prazo de 38 semanas, os marcadores diminuíram. Então, houve uma modificação dessa célula, no sentido de que houve uma progressão mais lenta da doença nesse período”, explicou o médico.

Confira mais informações na entrevista completa.

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...